Categorias: Paraíba

MPPB e Ufal criam ferramenta para auxiliar investigações de candidatos nas redes sociais

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba e a Universidade Federal de Alagoas firmaram uma parceria que resultou na criação de uma ferramenta para auxiliar na investigação de condutas de candidatos, nessas eleições municipais. O Monitora77, nesta primeira versão, recupera informações de perfis-alvos na rede social Instagram, com o objetivo de preservação da cadeia de custódia da prova digital, ou seja, possibilita documentar procedimentos, identificando e coletando os atos e sua origem para análise dos promotores eleitorais, mesmo se houve descarte eventual das evidências. A ferramenta foi apresentada pelo MPPB e Ufal a membros do Ministério Público Eleitoral, nesta terça-feira (10/11), em evento virtual.

A reunião de apresentação foi conduzida pelo secretário de Planejamento e Gestão, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, e pela promotora de Justiça Dulcerita Alves, que integra o MPE, em João Pessoa. A ferramenta foi apresentada pelos professores Krerley Oliveira (Ufal) e Adriano Barbosa (UFGD). O Monitora77 foi desenvolvido pelos estudantes José Augusto é da engenharia da computação e Maurício Maciel, sob a orientação dos professores. Promotores eleitorais que participaram da reunião ficaram entusiasmados por ter mais essa ferramenta para auxiliar na instauração de procedimentos e o grupo já discutiu sua ampliação, tanto no eleitoral, quanto em outras áreas.

Leonardo Quintans agradeceu ao professor Krerley e a toda a equipe da Ufal pela disponibilidade e competência no desenvolvimento da ferramenta, destacando a contribuição da universidade como uma instituição importante não só no ensino, mas também na pesquisa e extensão, que tem como foco a transformação da sociedade, que é também o objetivo do Ministério Público. Ele também agradeceu a promotora Dulcerita, ressaltando que a parceria nasceu de sua inquietação frente ao trabalho desenvolvido no MPE, e aos demais promotores que dispuseram de seu tempo para conhecer a ferramenta. Quintans também informou que a gravação da reunião poderia ser disponibilizada aos demais, cujas agendas impediram a participação na videoconferência.

A promotora eleitoral, Dulcerita Alves, falou da sua satisfação em conhecer o professor Krerley e mais ainda de ele ter atendido tão prontamente à sua expectativa, em um tempo recorde, possibilitando que a ferramenta já possa ser usada neste primeiro turno das eleições, com a possibilidade de recuperar informações de períodos anteriores. Ela destacou o fato de estudantes de uma universidade pública estarem comprometidos com o trabalho do Ministério Público, nestas eleições. Como atua na área da violência doméstica em João Pessoa, a promotora já iniciou os primeiros contatos no sentido de aprofundar a parceria com a Ufal para também poder usar a ferramenta na investigação de violência contra mulheres, praticadas no ambiente online.

O professor Krerley Oliveira agradeceu a oportunidade de poder contribuir com o Ministério Público para dar uma resposta à sociedade, neste momento, ressaltando que esse foi o primeiro passo de uma parceria que pode render outros frutos. Ele passou a palavra ao professor Adriano Barbosa, que também agradeceu a oportunidade de trabalhar no projeto e apresentou o funcionamento da ferramenta aos promotores eleitorais.

Os detalhes de funcionamento do Monitora77 não serão disponibilizados ao público para evitar eventual burla dos resultados obtidos, que, se forem explorados e analisados em investigações, podem resultar em informações necessárias para ajuizamento de ações eleitorais. O nome da ferramenta é alusivo ao ato do monitoramento que se propõe a fazer e ao número da última zona eleitoral da Paraíba.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Toffoli descarta deixar relatoria de investigação sobre Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem dito a pessoas próximas que…

20 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta JP como a 4ª capital do NE e a 9ª do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública

O levantamento nacional realizado pelo Ranking de Competitividade dos Municípios (acesse: rankingmunicipios.org.br), divulgado ontem pelo…

20 de janeiro de 2026

Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista que apresentou uma proposta ao governo para…

20 de janeiro de 2026

TSE abre prazo para envio de sugestões para regras das eleições; veja propostas sobre impulsionamento

Começou, ontem (19), o prazo para o envio de sugestões da sociedade destinadas ao aperfeiçoamento…

20 de janeiro de 2026

BPMA reforça fiscalizações e frustra comércio ilegal de caranguejo-uçá

A Polícia Militar através do Batalhão Especializado em Policiamento do Meio Ambiente (BPMA) intensificou as…

20 de janeiro de 2026

Carnaval 2026 na capital abre cadastro para comerciantes ambulantes; veja detalhes

Para você comerciante ambulante interessado em atuar durante o Carnaval 2026 em João Pessoa saiba…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464