Categorias: Paraíba

MPPB e rede de proteção discutem casos de crianças e adolescentes vulneráveis

A Promotoria de Justiça de Pocinhos promoveu duas reuniões por videoconferência, com secretários municipais, Defensoria Pública e profissionais de saúde e de assistência social da rede de proteção dos municípios de Pocinhos e Puxinanã para tratar de casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo a promotora de Justiça Fabiana Mueller, esse trabalho integra procedimentos administrativos instaurados com o objetivo de fiscalizar e fomentar a atuação conjunta dos órgãos para que discutam e busquem soluções extrajudiciais, com proatividade, em benefício do público infanto-juvenil.

Desde que foram instaurados os procedimentos, essa já é a quinta reunião por videoconferência promovida pela Promotoria de Justiça com profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), secretarias municipais de Educação, Saúde e Educação, serviços de saúde mental (como Centro de Apoio Psicossocial, Caps, por exemplo), conselheiros tutelares e de direitos das duas cidades.

Na primeira reunião, realizada no início de junho, foram discutidas estratégias para realizar atuações conjuntas e integradas em benefício de crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social. Nas reuniões seguintes, foram discutidos casos concretos de famílias que apresentam alguma necessidade e/ou problema e precisam da intervenção dos órgãos governamentais.

Conforme explicou a promotora de Justiça, além de acompanhar cada caso de criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e/ou violação de direito, o Ministério Público está atuando para garantir a essas meninas e meninos e também às suas famílias, atendimento integral e multiprofissional, com vistas a cessar a situação de violação de direitos e vulnerabilidade e garantir o bem-estar de todos. Isso engloba ações para garantir desde o tratamento psicológico em serviços públicos de saúde mental até a inserção dessas crianças e adolescentes nas aulas virtuais das escolas, durante a pandemia da covid-19, por exemplo.

A reunião foi finalizada com medidas que deverão ser adotadas pela rede e secretarias municipais em relação a crianças e adolescentes que vêm sendo acompanhados pela Promotoria de Justiça. O assunto será retomado pelos órgãos, no próximo dia 27 de novembro, pela manhã, em videoconferência.

PB Agora com MPPB

Últimas notícias

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de João Pessoa

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026