Categorias: Paraíba

MPPB e Pnud firmam parceria para mais uma edição do Hackfest

 MPPB e Pnud consolidam, nesta terça-feira (14), parceria para a 3ª edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’, no Espaço Cultural

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) se reúne nesta terça-feira (14), na sede da instituição em João Pessoa, com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para consolidar parceria na realização da terceira edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’, programada para o período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital paraibana. A reunião com o Pnud está marcada para as 15h30, no prédio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

 

Vão estar presentes à reunião o diretor de País (Country director), Didier Trebucq; a residente assistente Maristela Baioni; o assessor sênior Haroldo Machado; a oficial de Programa do Pnud, Leva Lazareviciute; e a analista Inalda Beder. Eles serão recebidos pelo procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand de Araújo Asfora, e pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, promotor de Justiça, responsável pela realização do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’.

 

Também chamado de hack day ou codefest, o hackfest é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.

 

Em 2016, o MPPB realizou, de forma pioneira, duas edições do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’. A primeira delas ocorreu em agosto, nas dependências da sede do MPPB em Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A segunda, no mês de outubro, foi realizada com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

 

“Os eventos do hackfest são uma iniciativa do nosso Núcleo de Gestão do Conhecimento que nós criamos. O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto é o coordenador e o hackfest é um negócio fantástico. Eu digo muito a ele isso: ‘Octávio, isso a gente só vê na Europa’”, analisa o procurador-geral Bertrand Asfora. “O hackfest é um convênio que nós criamos com as universidades para que os estudantes de tecnologia da informação possam ajudar na construção de softwares no combate à corrupção”.

 

A equipe Sherlock APP foi a grande vencedora da segunda edição do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’ promovida pelo MPPB, que ocorreu de 7 a 9 de outubro de 2016 na UFPB. Cerca de 60 estudantes (divididos em oito equipes) participaram do evento que ajuda a população a acompanhar os gastos públicos e o comportamento dos políticos e gestores públicos. Ela foi realizada em parceria com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba e o Laboratório de Transparência Pública (LabTransp) da UFPB, a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município de João Pessoa e com o apoio da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).

 

Na primeira edição, de 19 a 21 de agosto de 2016, a equipe Enquadrados foi a vencedora do ‘Hackfest de Combate à Corrupção’, ocorrido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e com a Rede Paraíba de Comunicação (Jornal da Paraíba), e realizado na sede do Complexo do Ministério Público, em Campina Grande.


Redação

 

Últimas notícias

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Hugo reúne líderes partidários na próxima quarta-feira para alinhar pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo…

26 de janeiro de 2026

Quatro entidades são habilitadas pelo Procon-JP para emissão e confecção da Carteira Estudantil 2026; saiba quais

Quatro entidades representativas dos estudantes de João Pessoa foram habilitadas, pela Secretaria Municipal de Proteção…

26 de janeiro de 2026

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na PB

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Universidade Estadual da Paraíba amplia sistema de segurança com uso da tecnologia

A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…

26 de janeiro de 2026