Categorias: Paraíba

MPF quer ampliação das ações de combate à mortalidade materna

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) realizou na quarta-feira (8), na sede da Procuradoria da República na Paraíba, audiência com as Secretarias de Saúde do estado e do município de João Pessoa destinada a discutir o cumprimento de diversas pendências do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2005 com o estado da Paraíba e a prefeitura da capital, destinado a fortalecer as ações de combate à mortalidade materna.

Participaram da audiência o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Duciran Van Marsen Farena, representantes das Secretarias de Saúde estadual e municipal e da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos Regional/PB – Cunhã Coletivo Feminista.

O procurador Duciran Farena apontou pendências no cumprimento do TAC e discutiu a necessidade de aprimorar as obrigações previstas no documento, inclusive mediante a fixação de novos prazos para que os órgãos responsáveis cumpram, efetivamente, as obrigações que lhes foram impostas, com aplicação de multas, caso os descumprimentos persistam.

O procurador também observou que os planos de enfrentamento à mortalidade materna exigidos pelo TAC não saem de papel. “Fazem-se os planos, mas não se vê a aplicação deles”.

Na reunião ficou definido que o TAC será ampliado para incluir garantia de estrutura adequada aos comitês hospitalares estadual e municipal, implantação e funcionamento efetivos dos comitês regionais, diagnóstico do atendimento obstétrico e neonatal no estado, a ser elaborado pelo estado e município de João Pessoa, com identificação dos problemas, implantação e funcionamento dos comitês hospitalares na capital.

Também serão incluídos no TAC a atualização dos planos de enfrentamento à mortalidade materna do estado e da prefeitura de João Pessoa, implantação de estruturas de atendimento e estímulo ao parto natural e humanizado, diagnóstico da sobrecarga de atendimento a ser elaborado pelo município e implantação da central de leitos de obstetrícia e neonatal no estado e na capital.

Os órgãos presentes se comprometeram a enviar sugestões que serão discutidas em nova audiência para finalização e assinatura do termo aditivo do TAC.

TAC – O MPF firmou, em março de 2005, termo de ajustamento de conduta com o estado e o município de João Pessoa, destinado a fortalecer as ações de combate à mortalidade materna na Paraíba.

O TAC estabeleceu uma série de providências a serem adotadas pelo estado e pela prefeitura de João Pessoa, dentre as quais a notificação compulsória de todos os óbitos de mulheres em idade fértil (a fim de prevenir a subnotificação), o fortalecimento dos comitês municipal e estadual de prevenção de mortes maternas e a obrigação de contratação de leitos de UTI obstétrica na rede privada sempre que faltarem vagas na rede pública.

O termo de ajustamento também previu a realização de diagnóstico das ações de prevenção de mortes maternas e necessidade de leitos da capital e do estado.

 

 

Da Ascom do MPF

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024