O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e a Gerência de Vigilância Sanitária do Município de João Pessoa (GVS) interditaram, na manhã desta quarta-feira (16), o atacadista “Assaí”, localizado na BR-230, em João Pessoa.
De acordo com o gerente de Vigilância Sanitária do município, Alberto José dos Santos, o estabelecimento está infestado por pragas, como baratas, em praticamente, todas as gôndulas. “A infestação de vetores está em vários locais e por isso será feita a interdição total até que o problema seja resolvido e o estabelecimento comprove que não há mais focos”, disse.
A equipe de fiscalização do MP-Procon também encontrou produtos com validade vencida e avariados. Em caixas de ovos de codorna, por exemplo, foram encontrados ovos estragados, quebrados e até larvas de moscas. Todos os produtos considerados impróprios para o consumo foram retirados das prateleiras e serão inutilizados.
Segundo o promotor de Justiça e diretor do MP-Procon, Francisco Glauberto Bezerra, o estabelecimento foi inspecionado devido ao grande número de denúncias feitas por consumidores. Ele disse que as fiscalizações em estabelecimentos comerciais são um trabalho contínuo e integram o projeto de que visa assegurar a saúde e a segurança do consumidor, prevenindo acidentes de consumo. “Queremos, com isso, alertar a população sobre o direito que ela tem e conscientizá-la assim como conscientizar os responsáveis pelos estabelecimentos sobre o perigo que produtos avariados e vencidos podem causar. Uma lata de milho amassada pode provocar botulismo e levar uma pessoa ao óbito; um produto fora do prazo de validade pode estar estragado e se consumido, pode provocar intoxicações”, alertou.
O promotor de Justiça informou que foi instaurado inquérito para apurar os danos produzidos pelas irregularidades do atacadista aos consumidores. O estabelecimento foi autuado e só será reaberto após nova inspeção da GVS para constatar se os problemas foram resolvidos.
Redação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…
O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…
Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…
Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…
Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…