A Paraíba o tempo todo  |

Inverno começa hoje com queda de temperatura na Paraíba

O inverno começa oficialmente hoje, às 6h14, e termina no dia 22 de setembro. Como a Paraíba está na região Nordeste, não há grandes variações climáticas. Apesar da temperatura diminuir, no estado, em níveis modestos nessa estação, o mês de agosto é considerado o mais frio na Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

No inverno, os dias são mais curtos e noites mais longas. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Morgana Almeida, explica a ocorrência desse fenômeno: “No inverno, a quantidade de radiação que atinge o Hemisfério Sul é menor. Esse fator, somado à atuação eventual de algumas massas de ar frio (de maior intensidade), favorece as menores temperaturas do ar.

Os ventos também ficam mais fortes, contribuindo para a sensação de frio”, explicou. No Sertão paraibano, a temperatura máxima deve chegar a 30ºC; no Litoral em torno de 28°C; no Cariri/Curimataú pode chegar a 15° C e no Brejo/ Agreste a temperatura mínima deverá ser 16°C.

A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explica que o período chuvoso, no Litoral, Agreste e Brejo paraibanos coincide com as estações do outono e inverno. “O período chuvoso na faixa Leste ocorre até o mês de julho, mas isso não impossibilita a ocorrência de chuvas pontuais. Já no Sertão, esse período é de fevereiro a maio”, afirmou. A menor temperatura no mês de junho até hoje, foi 17,7°C, em Monteiro, no dia 7 de junho. “As temperaturas mínimas devem acontecer de madrugada”, complementou Marle.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe