Categorias: Paraíba

Metade dos açudes da Paraíba está com volume abaixo de 20%, e 357 mil habitantes

PUBLICIDADE

Os dados são preocupantes. Apesar das chuvas que caíram na Paraíba durante o fim de semana, 64 açudes no estado (52% do total) estão com volume abaixo de 20% da capacidade máxima.

O levantamento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), mostra que a Paraíba está na inimência de sofrer um colapso no seu sistema de abastecimento de água. Dos 123 reservatórios monitorados pela instituição,  30 estão atualmente sob observação e 34 em situação considerada crítica, com volume abaixo de 5%.

Uma população estimada em quase 357 mil habitantes, nessas 25 cidades, enfrenta uma situação crítica no fornecimento de água tratada. De acordo com o levantamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), mais 15 municípios estão seriamente ameaçados devido ao baixo nível dos reservatórios.

Por conta da estiagem prolongada na Paraíba, são 26 localidades (ao todo) que enfrentam racionamento, sendo 19 cidades (Nova Palmeira, Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Remígio, Esperança, Aroeiras, Gado Bravo, Belém, Caiçara, Logradouro, Alagoa Grande, Serraria, Arara, Casserengue, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro e Araruna) e sete distritos (São Miguel, Lagoa do Mato, Cepilho, Novo Pedro Velho, Rua Nova, Cachoeirinha e Braga).

Outras 12 localidades estão em colapso, sendo sete cidades (Triunfo, São João do Rio do Peixe, Imaculada, Riachão, Tacima, Dona Inês e Nazarezinho) e cinco distritos (Barreiros, Logradouro, Damião, Cozinha e Gravatá).

Devido ao baixo nível dos mananciais, se encontram em estado de alerta 15 cidades da Paraíba (Taperoá, Juru, Emas, Algodão de Jandaíra, Natuba, Montadas, Areial, Gurjão, Puxinanã, Jericó, Mato Grosso, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Lagoa e São José da Lagoa Tapada).

Pelo menos sete cidades do Sertão da Paraíba estão sofrendo colapso no abastecimento d’água desde o início deste ano por conta da seca e a empresa de abastecimento do estado, a Cagepa, teve que suspender as contas 66 mil moradores.

Os municípios onde não há mais água nos mananciais para serem distribuídas nas torneiras das moradias são Triunfo, Carrapateira e São João do Rio do Peixe, na região de Cajazeiras, a 468 quilômetros de João Pessoa; Nazarezinho, na região de Sousa, a 427 quilômetros da Capital; e Taperoá, Emas e Imaculada, na região de Patos, a 320 quilômetros de João Pessoa.

Durante o fim de semana, as maiores chuvas aconteceram nas cidades de Aguiar (63mm), São José da Lagoa Tapada (70mm), Cajazeirinhas (75mm), Piancó (92mm) e Coremas (120,5mm). “Tivemos um aumento de 12 centímetros na linha da água do açude de Coremas e 22 centímetros em Mãe D’água”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira.

Porém, as chuvas continuam a não gerar recargas significativas para os reservatórios. “Eventos como os deste final de semana são animadores, pois se tivermos outras chuvas, ainda que de menor intensidade, a recarga pode ser maior. Isso porque o leito do rio está saturado e vamos ter um melhor escoamento desta água”, acrescentou.

Previsão

O boletim de análise meteorológica divulgado na manhã desta terça-feira(21) pela Aesa prevê ainda uma variação térmica de até 16°C, com a máxima chegando aos 36°C no Sertão e a mínima de 20°C no Brejo. “A previsão para hoje é de sol entre nuvens em praticamente todas as regiões do Estado. Poderão ocorrer chuvas isoladas no Sertão paraibano. Nas demais regiões, chuvas ocasionais”, informou o meteorologista Emerson Rodrigues.

Severino Lopes

PBAgora

 

Últimas notícias

Aguinaldo Ribeiro recebe prefeitos e intensifica parcerias federais para municípios paraibanos

O gabinete do deputado federal Aguinaldo Ribeiro foi palco, entre quarta (25)e quinta-feira(26), de uma…

26 de fevereiro de 2026

Vagas no TCE/PB: aliado de Cícero, Felipe Leitão admite voto em Deusdete Queiroga e reforça apoio a Taciano Diniz

Apesar de politicamente ser aliado de Cícero Lucena (MDB), o deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos)…

26 de fevereiro de 2026

MPF recupera fósseis de crustáceo brasileiro com 120 milhões de anos que estavam na Argentina

Como resultado do trabalho do Ministério Público Federal (MPF), fósseis da Martinsestheria codoensis - uma…

26 de fevereiro de 2026

Hugo Motta defende Dias Toffoli e critica CPIs do Senado que tratam do Banco Master

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), saiu em defesa, nesta quinta-feira (26), da atuação do ministro…

26 de fevereiro de 2026

Cida Ramos minimiza pesquisa que aponta crescimento de Flávio Bolsonaro e confirma possibilidade de Lula visitar PB em março

A deputada estadual e presidente do PT na Paraíba, Cida Ramos, minimizou nesta quinta-feira (26),…

26 de fevereiro de 2026

Mesmo após vazamento de anotações de Flávio Bolsonaro, Efraim prega cautela sobre Major Fábio na disputa para o Senado

O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), pregou cautela sobre…

26 de fevereiro de 2026