Categorias: Paraíba

Mercado Central reabre nesta 3ª após “minirreforma” motivada pelas chuvas

PUBLICIDADE

Após a realização de um esforço concentrado por parte de diversas Secretarias da Prefeitura de João Pessoa, o Mercado Central retoma seu funcionamento nesta terça-feira (9). O local foi interditado para receber ações integradas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Defesa Civil, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Guarda Civil Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Corpo de Bombeiros. Desde o dia 25 de fevereiro, agentes da Sedurb trabalham para solucionar problemas em algumas partes da estrutura que aconteceram em decorrência das chuvas no local.

Desde domingo (7) foram intensificadas as ações no local, que foi fortemente atingido pelas chuvas no final de fevereiro. Cerca de 100 trabalhadores estão atuando no Mercado e, nesta segunda (8), as atividades continuam acontecendo, sendo realizados serviços como remoção de entulhos, podas, pintura, desativação de ligações clandestinas de água e esgoto e demais reparos estruturais.

“Há mais de dez anos o Mercado não recebia um serviço efetivo de manutenção. Tivemos a confirmação das condições precárias confirmadas pelos próprios comerciantes, que sofriam com o abandono de um espaço tão importante para nossa economia. Esse trabalho é só o primeiro passo de uma grande reestruturação que o Mercado irá receber em breve. Já estamos elaborando o projeto de melhorias para o local e, em breve, será anunciado”, reiterou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Um dos maiores problemas encontrados foi a quantidade de instalações clandestinas de água e esgoto e de pias inadequadas, sem higiene alguma e proporcionando a proliferação de insetos. “Fizemos a demolição desses equipamentos, que estavam em situação crítica, e vamos instalar pias portáteis pelo mercado, como já existe em outros, com as condições higiênicas viáveis para um espaço onde se comercializa alimentos. Essas estruturas foram erguidas sem o menor planejamento e usando água proveniente de ligação irregular”, reiterou o secretário.

Funcionamento

Nesta terça o mercado reabre as portas para a população, em seu horário normal. A Sedurb vai continuar atuando no espaço, garantindo o ordenamento e melhorias nas instalações, mas a maior parte dos serviços já estará concluída e as atividades das equipes não vão apresentar nenhum risco aos feirantes e consumidores.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Na abertura do Natal Iluminado, prefeito de CG destaca importância do evento para economia da cidade

A 12ª edição do Natal Iluminado foi aberta nesta sexta-feira (5), no Parque Evaldo Cruz,…

6 de dezembro de 2025

Vídeo: Secretária destaca que neste ano o impacto econômico do Natal Iluminado vai superar os R$ 90 milhões da edição anterior

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande Tâmela Fama, ontem (05), durante da abertura…

6 de dezembro de 2025

Levantamento nacional aponta que a Paraíba é o melhor estado do Nordeste e o 5º do Brasil em liquidez financeira

Um levantamento divulgado ontem (05), pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2025 (CLP), com dados…

6 de dezembro de 2025

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025