Por pbagora.com.br

Após a realização de um esforço concentrado por parte de diversas Secretarias da Prefeitura de João Pessoa, o Mercado Central retoma seu funcionamento nesta terça-feira (9). O local foi interditado para receber ações integradas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Defesa Civil, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Guarda Civil Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Corpo de Bombeiros. Desde o dia 25 de fevereiro, agentes da Sedurb trabalham para solucionar problemas em algumas partes da estrutura que aconteceram em decorrência das chuvas no local.

Desde domingo (7) foram intensificadas as ações no local, que foi fortemente atingido pelas chuvas no final de fevereiro. Cerca de 100 trabalhadores estão atuando no Mercado e, nesta segunda (8), as atividades continuam acontecendo, sendo realizados serviços como remoção de entulhos, podas, pintura, desativação de ligações clandestinas de água e esgoto e demais reparos estruturais.

“Há mais de dez anos o Mercado não recebia um serviço efetivo de manutenção. Tivemos a confirmação das condições precárias confirmadas pelos próprios comerciantes, que sofriam com o abandono de um espaço tão importante para nossa economia. Esse trabalho é só o primeiro passo de uma grande reestruturação que o Mercado irá receber em breve. Já estamos elaborando o projeto de melhorias para o local e, em breve, será anunciado”, reiterou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Um dos maiores problemas encontrados foi a quantidade de instalações clandestinas de água e esgoto e de pias inadequadas, sem higiene alguma e proporcionando a proliferação de insetos. “Fizemos a demolição desses equipamentos, que estavam em situação crítica, e vamos instalar pias portáteis pelo mercado, como já existe em outros, com as condições higiênicas viáveis para um espaço onde se comercializa alimentos. Essas estruturas foram erguidas sem o menor planejamento e usando água proveniente de ligação irregular”, reiterou o secretário.

Funcionamento

Nesta terça o mercado reabre as portas para a população, em seu horário normal. A Sedurb vai continuar atuando no espaço, garantindo o ordenamento e melhorias nas instalações, mas a maior parte dos serviços já estará concluída e as atividades das equipes não vão apresentar nenhum risco aos feirantes e consumidores.

Assessoria

Notícias relacionadas

Auxílio: PMCG inicia análise cadastral do Programa SuperAção nesta segunda-feira

Nesta etapa, será possível constatar se os perfis inscritos se encaixam nos requisitos da Lei que regulamenta o Auxílio Emergencial Os dados cadastrais dos inscritos no Programa Superação de Auxílio…

Covid: PB registra 21 mortes neste sábado; Estado já aplicou 755.947 doses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (17), 1.124 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 71 (5,15%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.306 (94,85%) são…