Categorias: Paraíba

Mais de 100 anos antes da Covid-19, PB enfrentava a Gripe Espanhola

A Paraíba, assim como o Brasil e o mundo, vive um momento tenso, com a pandemia do novo coronavírus. A doença já matou mais de 100 mil brasileiros, e ceifou a vida de mais de dois mil paraibanos.

Jornais e documentos do início do Século XX mostram que o novo coronavírus não foi o primeiro responsável por uma pandemia que aportou na Paraíba e acometeu milhares de paraibanos.

Mais de um século antes de março de 2020, mês do primeiro caso oficial da Covid-19 no estado, em meados de outubro de 1918, chegava à Paraíba por meio das linhas férreas pernambucanas e dos navios que atracavam ao antigo Porto do Capim o influenza H1N1, o vírus da Gripe Espanhola.

Segundo contou ao Fantástico, o professor paraibano Azemar dos Santos Soares Júnior, docente do curso de história na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, não é possível fazer um levantamento do número de infectados, nem do número de mortos devido as condições da época.

Na pesquisa feita por Azemar Júnior, somando os relatos feitos no jornal A Imprensa, que na época era o veículo oficial de informação da Igreja Católica na Paraíba, o estado chegou a ter oficialmente pelo menos 5.479 pessoas acometidas pela influenza espanhola. A estatística foi alcançada a partir da coleta de nomes nas listas feitas pela Arquidiocese da Paraíba de pessoas pobres que precisavam de auxílio por estarem com a gripe espanhola.

O empobrecimento da população, que assolava a sociedade paraibana na época em sua maioria, e a falta de instrução, de educação, agravadas pela dificuldade da circulação das informações, prejudicaram a adoção de medidas preventivas básicas. Recomendações como redobrar os cuidados com a higiene pessoal ou o uso de máscaras, circulavam em menor quantidade na Parahyba de 1918.

Com dados mais precisos, a pandemia do Covid-19, já deixou um rastro de destruição na Paraíba. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o novo coronavírus como uma pandemia, mais de 90 mil paraibanos já foram infectados. No total, a Paraíba tem 90.366 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta segunda-feira (10). O número de mortes
confirmadas por Covid-19 subiu para 2.023 no estado desde o início da pandemia. Já são 221 cidades da Paraíba com casos registrados da doença. Entre as vítimas, está Affonso Moreira, irmão de Pinto do Acordeon, vítima da Covid-19 em João Pessoa. De acordo com familiares, ele havia contraído a doença, passou mal no sábado em casa e precisou ser internado, mas não resistiu.

SL
PB Agora

Últimas notícias

Governo divulga datas para pagamento de janeiro dos servidores estaduais

O pagamento dos servidores estaduais terá início amanhã (29), quando recebem reformados, aposentados e pensionistas.…

27 de janeiro de 2026

Nomes ligados ao Banco Master e BRB depõem no STF nesta terça-feira

O STF (Supremo Tribunal Federal) dá seguimento à tomada de depoimentos no âmbito da investigação que apura…

27 de janeiro de 2026

Homem de 65 anos é preso pela PRF em Cabedelo com motocicleta adulterada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nessa segunda-feira (26), um homem de 65 anos de…

27 de janeiro de 2026

Avante oficializa reorganização na Paraíba com Jhony Bezerra à frente do diretório estadual; posse ocorre na próxima quinta

O presidente da PB-Saúde, Jhony Bezerra, deve anunciar em breve a sua saída do PSB…

27 de janeiro de 2026

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026