Por pbagora.com.br

Nesta segunda-feira (24), comemora-se o Dia da Infância no Brasil. A data foi criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com a finalidade de debater sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo. Ciente do papel social que desempenha, a Assembleia Legislativa da Paraíba vai além da teoria e comprova, na prática, o quanto a infância é prioridade dos 36 deputados da Casa de Epitácio Pessoa.

Durante o Decreto do Estado de Calamidade Pública provocado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), a ALPB tem buscado reduzir, por meio de ações e projetos, os prejuízos sociais causados com o distanciamento social. Os deputados têm apresentado e aprovado projetos de lei que vêm garantindo a segurança, educação, saúde e bem-estar das crianças paraibanas.

Entre as iniciativas importantes está a Lei 1.577, de autoria do deputado Felipe Leitão, com apenso do deputado Taciano Diniz, que determina a manutenção do fornecimento da alimentação escolar aos alunos da rede estadual de ensino, durante a paralisação das aulas em consequência da pandemia. Ainda na área de educação, a Casa, em ação conjunta com a Secretaria de Educação do Estado, passou a transmitir as aulas da Rede Estadual de Ensino. O canal Paraíba Educa é fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo Paraibano, Governo do Estado e também da Câmara Federal e do Senado.

Mesmo sem previsão para o retorno das aulas presencias, a ALPB se antecipou e aprovou a Lei 1940/2020, que estabelece a necessidade de embasamento técnico-científico que fundamente a retomada das aulas, assim como, testagem para diagnóstico da covid-19, além da higienização individual e acesso a EPI’s e a reorganização da execução do projeto pedagógico e do currículo escolar.

Já a Lei 11.754/2020, de autoria do deputado Wilson Filho, visa à segurança de crianças vítimas de violência doméstica, e garante o acolhimento temporário pelo poder público, em locais seguros e apropriados, enquanto houver decreto de calamidade pública, a exemplo da atual pandemia do coronavírus (covid-19).

Através da sua creche, a Casa também realizou uma ação solidária para arrecadar donativos e itens de proteção ao coronavírus (álcool em gel e máscaras de proteção facial), que foram doados à Casa da Criança com Câncer, localizada no bairro de Tambiá, em João Pessoa.

Além de todas as iniciativas já detalhadas acima, a Casa possui mais de 270 leis de proteção à criança. Segundo o presidente da ALPB, Adriano Galdino, garantir uma infância segura é uma das prioridades da Casa. “Uma criança acolhida, bem tratada e feliz será um adulto bem resolvido. Por isso, como representantes do povo, lutamos diariamente para garantir esse crescimento sadio e o mais igualitário possível”, ressaltou Galdino.

INFÂNCIA EM DEBATE

Para aprofundar ainda mais sobre os debates sobre necessidades e direitos da criança, a TV Assembleia PB irá veicular uma série de quatro programas, com os temas Abuso sexual de crianças e adolescentes, Educação sexual em casa e na escola, aborto e suas discussões legais e gravidez na adolescência.

Todos os programas podem ser conferidos durante a programação da TV ALPB, no Canal 40.2 (TV aberta Grande João Pessoa); 14.2 (Patos e Região – TV aberta), 15.2 (Campina Grande e Região – TV aberta ), pelo canal 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Os vídeos também podem ser conferidos pelo canal do Youtube da TV Assembleia PB.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Veneziano se afasta do Senado para cuidar da campanha em CG e Ney assume

Além do suplente Diego Tavares (PP), quem também estará de volta ao Senado Federal é o ex-senador Ney Suassuna (PP) no lugar do senador Veneziano VItal (PSB), que apresentou requerimento…

MPE requer investigação contra PP e candidato do partido, em Sapé

O Ministério Público Eleitoral (MPE) da Paraíba pugnou pela execução de multa no valor de R$ 10 mil e pela remessa de cópia dos autos à Delegacia de Polícia para…