Categorias: Paraíba

Lei de proteção para áreas verdes de João Pessoa é aprovada por unanimidade

Lei de proteção para áreas verdes de João Pessoa é aprovada por unanimidade na Câmara Municipal

A cidade de João Pessoa vai poder contar, a partir de agora, com o respaldo de uma Lei Municipal que protege o meio ambiente. Trata-se do Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa (SMAP), cuja Lei para sua criação foi aprovada essa semana, por unanimidade, na Câmara de Vereadores.
“Com o Smap, a cidade de João Pessoa efetiva, de fato, uma política de conservação e recuperação do meio ambiente, através da criação e gestão de áreas protegidas no município”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares.

O ‘Sistema Municipal de Áreas Protegidas’ tem a finalidade de definir e estabelecer os critérios, além de normas, para criação, implantação e gestão das unidades de conservação da natureza e dos parques da cidade, administrados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O Projeto de Lei foi entregue aos vereadores pelo próprio prefeito Luciano Agra, no último dia 13 de abril. O texto da Lei faz referência à primeira diretriz do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, criado em novembro de 2010.

Avanço – O Smap de João Pessoa é considerado um avanço no programa de recuperação e conservação da Mata Atlântica na capital paraibana, pois agrega os atributos naturais da cidade, considerando os grandes remanescentes vegetais, bem como os espaços inseridos na malha urbana.

“Mais de 30% da cidade ainda possui cobertura vegetal, protegida pela legislação ambiental”, ressaltou a chefe de gabinete da Semam, Wellintânia Freitas dos Anjos.

A cidade de João Pessoa já possui seis parques ecológicos, que são o Cabo Branco, Arruda Câmara, Solon de Lucena, Lauro Pires Xavier, Augusto dos Anjos e Jaguaribe. Atualmente, o governo municipal trabalha para a implantação de mais outros três: Cuiá (Valentina Figueiredo), Paraíba (Bessa) e Cidade Verde (no bairro do mesmo nome). Com a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas, a Prefeitura vai poder reunir, classificar e administrar todos estes espaços, além de acrescentar novas áreas a este conjunto.

Parcerias – O trabalho para elaboração do Projeto de Lei foi coordenado pelo gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com o apoio de técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisa e Assessoria Jurídica. Participaram ainda da elaboração do SMAP a Procuradoria Geral do Município (Progem), Secretaria de Planejamento (Seplan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e ainda o vereador Jorge Camilo.

Após a aprovação do texto, pela Câmara de Vereadores, a Lei que cria o Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa será sancionada pelo prefeito Luciano Agra e em seguida publicada no Semanário Oficial.
 

 

Secom-JP

Últimas notícias

Apoio direto de Lula fortalece Hugo Motta e amplia projeção nacional do presidente da Câmara

Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…

6 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena critica vereadores que abandonaram base governista e passaram para a oposição na CMJP

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…

6 de fevereiro de 2026

Ruy evita definição para governo, mas declara voto em Veneziano e Nabor para o Senado

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…

6 de fevereiro de 2026

Fórum Paraibano de Combate à Corrupção será coordenado pelo MPPB nos próximos dois anos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…

6 de fevereiro de 2026

INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana com vagas em JP e CG

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…

6 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro descarta saída antecipada de João Azevêdo e confirma troca no Governo apenas em abril

As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…

6 de fevereiro de 2026