A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) receberá, nesta segunda-feira (17), a visita de uma comitiva vinda da República Dominicana, país da América Central, que tem por objetivo conhecer as ações e boas práticas para a garantia de acesso à justiça das pessoas com deficiência na Paraíba. O encontro marca a semana em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09). 

A equipe visitará a JFPB no período da tarde, a partir das 14h, e será recepcionada pelo diretor do Foro, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, e pela juíza federal Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega. “Será o momento de mostrarmos o que a Seção Judiciária da Paraíba vem fazendo para facilitar o acesso à Justiça, não só em relação às pessoas com deficiência, que naturalmente enfrentam algumas limitações, mas também para a população de forma geral”, declarou o magistrado. 

De acordo com ele, as edificações da JFPB atendem bem aos critérios de acessibilidade. “A inclusão social é uma prioridade da Justiça Federal na Paraíba e, na medida do possível, realizamos ações para efetuar melhorias contínuas na estrutura dos prédios”, complementou. 

Além da parte estrutural, a Seccional também facilita o acesso às informações e à Justiça através do “VLibras” no Portal da JFPB (sistema para tradução de textos do site institucional para a língua brasileira de sinais), bem como através da ferramenta “PJe Acessibilidade”, que auxilia pessoas com deficiência, por exemplo, na consulta, na digitalização e no envio de peças processuais e documentos.  

Missão República Dominicana-Brasil 

A Missão decorre da Cooperação Internacional entre a República Dominicana e o Brasil, por meio do Ministério de Direitos Humanos, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério Público do Estado da Paraíba, tendo por objetivo concretizar o art. 32 da Convenção de Nova Iorque sobre os direitos das pessoas com deficiência, possibilitando a troca de experiências e apresentação de boas práticas realizadas no Estado brasileiro que sejam capazes de inspirar e servir de modelo à República Dominicana.

PB Agora

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PMJP tem 120 dias para justificar excesso de contratações temporárias, diz TCE

As contas da Prefeitura Municipal de João Pessoa, relativas ao exercício de 2014, foram aprovadas, à maioria, pelo Tribunal de Contas do Estado, em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira…

Confira locais de prova do concurso para servidores da UFCG

Prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de setembro A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), disponibilizou nesta quarta-feira, dia…