Categorias: Paraíba

Justiça dá 10 dias para PMJP propor alternativa de moradias a famílias

O juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Fazendário (Cejusc), Antônio Carneiro de Paiva Júnior, concedeu, nesta terça-feira (6), um prazo de dez dias para a Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) de João Pessoa apresentar possível proposta para quatro famílias envolvidas em um processo de Reintegração/Manutenção de Posse. A audiência de Conciliação foi realizada na sede do Cejusc Fazendário, que fica no térreo do Fórum Cível da Capital.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa promove a ação contra quatro famílias que, supostamente, invadiram área pública nas proximidades do Shopping Mangabeira para fixar moradia. Durante a audiência, a equipe técnica da Semhab colheu os dados cadastrais para verificar a situação de cada família envolvida no processo e avaliar o que poderá ser feito para resolver o conflito.

De acordo com o juiz Antônio Carneiro, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a conciliação neste caso deve ser feita com todo o cuidado possível, visto que há pessoas que moram no local há mais de 20 anos. “Tem pessoas idosas e com dificuldades de locomoção que residem no lugar do litígio. Por isso, precisamos passar por diversas fases até chegar a uma solução”, ressaltou.

O magistrado disse, também, que, dependendo da proposta da Prefeitura, em vez de realizar a audiência no Cejusc, será possível ir até o local para conversar com os moradores e tentar resolver da forma menos traumática possível. “O nosso trabalho é paulatino e de muito esforço”, frisou.

Participaram ainda da audiência o procurador do Município, Sérgio de Melo; representantes da Semhab, Paulo Guimarães (assessor jurídico) e Ilka Elaine Pereira (assistente social); a defensora pública Terezinha Alves e representantes das famílias. No próximo dia 14, o Cejusc Fazendário vai realizar mais duas audiências de Reintegração e/ou Manutenção de Posse a partir das 14h, na Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, no Altiplano. As ações envolvem 17 famílias que ocupam as Ruas Paula Teixeira de Carvalho e Juiz Gil Brandão Libânio, localizadas no Portal do Sol.

 

Redação com TJPB

Últimas notícias

Desfiles de ala ursas e maracatus animam Carnaval Tradição nesta segunda-feira

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…

16 de fevereiro de 2026

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…

16 de fevereiro de 2026

Abono salarial PIS/Pasep inicia 1º pagamento; saiba se vai receber

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026