Invenção de pneu custeado com recursos de entidades sem fins lucrativos da Paraíba vira alvo de suspeita de plágio

PUBLICIDADE

Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, a inovação exerce um papel importante e central, podendo fazer com que um produto de uma empresa saia do anonimato e se torne uma vitrine, chegando, até mesmo, a conquistar muitos clientes e atrair investidores globais.

Na Paraíba, no entanto, a criação de um pneu, batizado como ‘pneumacio – o Pneu de borracha expandida reciclada, único no mundo, cujo projeto foi todo custeado com recursos de entidades sem fins lucrativos – e que chegou ao mercado como ‘novidade’ –  gerou desconfiança. É o que afirma uma fonte que procurou o portal, justamente por um modelo supostamente idêntico já existir há algum tempo do outro lado do mundo – na China.

O idealizador da criação em terras brasileiras é o empresário de Campina Grande, Neto Porto, que teve a ajuda de  da estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para executar o projeto.

Em vídeos divulgados nas redes sociais pelo próprio Neto Porto, ele chega a detalhar a estrutura montada dentro do SENAI só para atender o seu projeto. Na própria descrição dos vídeos disponibilizados na internet, o empresário confirma a informação sobre o auxílio dado pela entidade.

VEJA O VÍDEO

Inicialmente Neto recebeu a negativa das entidades, que se recusaram a acreditar no seu projeto, mas, mesmo assim, seguiu com a ideia, articulou e conseguiu os recursos necessários para tirar a criação do papel, a tornando realidade, depois disso, obtendo lucros pelo invento.

Conforme a fonte que procurou a reportagem, o ‘x’ da questão, no entanto, gira em torno de que também nas redes sociais é possível ter acesso a existência do suposto mesmo pneu já comercializado pela China em anos anteriores, o que eliminaria a tese de que o invento do empresário paraibano seria uma inovação e levanta a suspeita de plágio produzido com recursos que são destinados a promover a formação profissional de trabalhadores e cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesses para a indústria e atividades assemelhadas.

Link da Internet no Facebook sobre o PNEU da China AQUI

OUTRO LADO

Para verificar os fatos, o portal procurou o empresário Neto Porto, que negou com veemência o suposto plágio e garantiu que o produto paraibano por ele desenvolvido é o único com esse tipo de material  (borracha expandida reciclada ) existente no mundo. Ele disse ainda que a informação de que a China teria inventado produto igual, adotando o mesmo material, não procede, já que na postagem sobre o pneu produzido no país oriental aponta que ele é de Poliuretano virgem e não de borracha expandida reciclada.

“Em relação ao nosso produto essa informação da China não é verdade, somos os únicos a ter esse tipo de material no mundo e temos como provar” garantiu.

Já no tocante aos recursos do SENAI, Porto explicou que a entidade entrou com apenas 20% de recursos de mão de obra.

No momento da entrevista ao PB Agora, Neto Porto estava em um voo indo para Salvador. Ele prometeu enviar para à redação um vasto material comprovando a autenticidade de sua invenção.

Ele ainda se disse sereno e ressaltou que a suspeita de plágio nada mais é que especulação, tendo em vista que a China é produtor de várias invenções, podendo esta, em específico, ser semelhante,  ou até mesmo uma coincidência, mas não igual, já que o pneu da Paraíba é único no mundo com as características descritas.

“Tenho como mostrar os caminhos para averiguação das informações. Nosso pneu é o único no mundo”, assegurou.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024

Polícia Civil prende suspeito de furtos em Campina Grande e recupera objetos

Um homem de 36 anos, recém-saído do sistema prisional, foi preso pela Polícia Civil da…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

Governador João e senadora Daniella criticam governo federal por judicializar desoneração da folha de pagamento: “Equívoco”

Nesta segunda-feira (29), o Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e a Senadora Daniella Ribeiro…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024