Categorias: Paraíba

Início do inverno traz temperaturas de até 15 graus e ventos na Paraíba

 Frio, noites mais longas e ventos mais fortes. O inverno, a estação mais fria do ano chegou. no Hemisfério Sul, oficialmente na última quarta-feira (21). E os paraibanos têm convivido com dias mais frios nesse começo de inverno. Em algumas cidades do Brejo, os termômetros podem registrar frio de até 15º C. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o mês em que devem ocorrer as menores temperaturas é agosto, principalmente nas cidades do. Agreste, Brejo e Cariri do Estado .

Em outras cidades d do estado, os termômetros podem marcar até 18º C. Em Campina Grande na Serra da Borborema, os campinenses já tem convivido com os dias frios,e obrigados a saírem de casa agasalhados. Nesta terça-feira (27), por exemplo, os termômetros registraram 19 graus na  Rainha da Borborema. E a tendência é que a temperatura caia mais nos próximos dias, principalmente, no começo de julho. 

Além do frio, a chegada deste inverno também é marcada por noites mais longas e ventos mais fortes. “No solstício de inverno, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Esta é uma característica importante desta estação: dias mais curtos e noites mais longas”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

A meteorologista Marle Bandeira explica que céu sem nuvens contribuiu para o resfriamento do clima em boa parte do estado da Paraíba.

A nova estação, que se estenderá até o dia 21 de setembro, tem ainda outra peculiaridade: a amplitude térmica, principalmente no Cariri paraibano. “São madrugadas de frio intenso e inícios de tardes com forte calor, principalmente nos meses de julho e agosto”, destacou Bandeira

Muitos tem saído de casa agasalhados para se proteger do “gelo”. E a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), é que os termômetros continuem registrando quedas na temperatura nos próximos três meses. Historicamente, julho, agosto e setembro são os meses mais frios do Estado.

Segundo o meteorologista Alexandre Magno, a cidade de Monteiro,, localizada na região do Cariri, a cerca de 300 quilômetros de João Pessoa, deverá ter o dia mais frio do ano com os termômetros podendo registrar até 15º.. No ano passado, a temperatura mais baixa do ano no estado da Paraíba, também foi registrada em Monteiro quando os termômetros indicaram 14,6º.

Segundo os dados da Aesa, durante a estação os termômetros devem variar entre 16°C e 29°C, com a mínima esperada para o Brejo e Agreste e a máxima prevista para ser registrada no Sertão e no Litoral.

 

Severino Lopes

PB Agora

Últimas notícias

Esporte de Patos vence o Confiança-PB fora de casa e deixa a zona de rebaixamento

O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…

8 de fevereiro de 2026

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026

Estação Cabo Branco tem programação de Carnaval para crianças e familiares

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes preparou uma programação especial para quem…

8 de fevereiro de 2026