A Paraíba o tempo todo  |

Início do inverno traz temperaturas de até 15 graus e ventos na Paraíba

 Frio, noites mais longas e ventos mais fortes. O inverno, a estação mais fria do ano chegou. no Hemisfério Sul, oficialmente na última quarta-feira (21). E os paraibanos têm convivido com dias mais frios nesse começo de inverno. Em algumas cidades do Brejo, os termômetros podem registrar frio de até 15º C. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o mês em que devem ocorrer as menores temperaturas é agosto, principalmente nas cidades do. Agreste, Brejo e Cariri do Estado .

Em outras cidades d do estado, os termômetros podem marcar até 18º C. Em Campina Grande na Serra da Borborema, os campinenses já tem convivido com os dias frios,e obrigados a saírem de casa agasalhados. Nesta terça-feira (27), por exemplo, os termômetros registraram 19 graus na  Rainha da Borborema. E a tendência é que a temperatura caia mais nos próximos dias, principalmente, no começo de julho. 

Além do frio, a chegada deste inverno também é marcada por noites mais longas e ventos mais fortes. “No solstício de inverno, em todo o Hemisfério Sul, o sol atinge a maior distância da Terra em relação à Linha do Equador, proporcionando a noite mais longa do ano, já que o sol se põe mais cedo. Esta é uma característica importante desta estação: dias mais curtos e noites mais longas”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

A meteorologista Marle Bandeira explica que céu sem nuvens contribuiu para o resfriamento do clima em boa parte do estado da Paraíba.

A nova estação, que se estenderá até o dia 21 de setembro, tem ainda outra peculiaridade: a amplitude térmica, principalmente no Cariri paraibano. “São madrugadas de frio intenso e inícios de tardes com forte calor, principalmente nos meses de julho e agosto”, destacou Bandeira

Muitos tem saído de casa agasalhados para se proteger do “gelo”. E a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), é que os termômetros continuem registrando quedas na temperatura nos próximos três meses. Historicamente, julho, agosto e setembro são os meses mais frios do Estado.

Segundo o meteorologista Alexandre Magno, a cidade de Monteiro,, localizada na região do Cariri, a cerca de 300 quilômetros de João Pessoa, deverá ter o dia mais frio do ano com os termômetros podendo registrar até 15º.. No ano passado, a temperatura mais baixa do ano no estado da Paraíba, também foi registrada em Monteiro quando os termômetros indicaram 14,6º.

Segundo os dados da Aesa, durante a estação os termômetros devem variar entre 16°C e 29°C, com a mínima esperada para o Brejo e Agreste e a máxima prevista para ser registrada no Sertão e no Litoral.

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe