Os hospitais vinculados às universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE) poderão contratar novos profissionais de diferentes especialidades. A autorização para a contratação, que será feita por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicada em portarias do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão na edição desta sexta-feira, 27, do Diário Oficial da União.
As contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua nos hospitais com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de saúde à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com os novos postos de trabalho, os hospitais poderão reativar leitos hoje sem uso em decorrência da falta de recursos humanos. O Hospital Universitário da UFPE, hoje com 1.436 funcionários, poderá contar com 2.268 profissionais. No caso do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB, o quadro de 1.011 profissionais, parte deles com vínculo a ser regularizado, poderá passar a 1.948.
As contratações resultam de contrato de parceria firmado entre a Ebserh e as universidades às quais os hospitais estão vinculados. A partir da autorização, empresa e superintendência de cada hospital definem os cargos necessários para, em seguida, publicar os editais de seleção.
Os profissionais admitidos nos concursos públicos serão contratados pela Ebserh sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e farão jus ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários e ao Plano de Benefícios da empresa.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Durante 25 anos, a Venezuela viveu sob o sufoco de uma ditadura disfarçada de democracia.…
Roberto Carlos vive uma longa jornada marcada pela entrega total do corpo e da alma,…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (03) sobre os…
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou profunda preocupação com a…
A fronteira entre Brasil e Venezuela amanheceu fechada neste sábado (03), em Pacaraima, Roraima, após…
Um artefato militar explosivo, identificado preliminarmente como uma bomba de morteiro da Segunda Guerra Mundial,…