Halloween é feriado? Conheça origens do Dia das Bruxas e como chegou ao Brasil

PUBLICIDADE

Já preparou a fantasia para este Halloween? Nesta quinta-feira (31) o Dia das Bruxas é celebrado nos Estados Unidos, em boa parte do mundo e em algumas festas no Brasil.

O Halloween nasceu no Reino Unido, mas ficou popular mesmo do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos. O nome deriva de ‘All Hallows Eve’, que significa ‘Véspera de Todas as Almas’, que significa a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro.

Historiadores apontam que a festa teria surgido a partir de celebrações em homenagens aos mortos, como o Dia de Finados no Brasil. Parte das tradições do Halloween também se inspiraram no Samhaim, festa tradicionalmente celta.

Ela marcava o fim das colheitas e início do inverno, mas que se acreditava que as almas dos mortos visitavam os familiares e a transição do período mais iluminado para o período mais escuro do ano.

O Halloween embarcou junto dos irlandeses que imigraram aos Estados Unidos, no século XIX. Antes restrita apenas ao povo irlandês, a tradição começou a ser festejada pelos norte-americanos na virada do século XX e, com a popularização da cultura, a festa se espalhou pelo mundo.

E foi no país que a tradição de esculpir abóboras nasceu. Na Irlanda era comum apenas esculpir nabos e outros alimentos, mas foi nos Estados Unidos que as lanternas de abóboras se popularizaram, graças à grande disponibilidade delas no país.

Do festival celta às fantasias assustadoras

Originalmente, os celtas se vestiam com peles de animais e máscaras para não serem reconhecidos pelos espíritos que poderiam estar visitando os familiares. Mas essa tradição evoluiu e agora a data é repleta de fantasias de bruxas, vampiros e outros seres dignos de filmes de terror.

As fantasias para celebrar a data como se conhece atualmente se tornaram populares a partir do final da década de 1920, quando jovens incluíram trotes caso não ganhassem os doces. É desta brincadeira que nasce o ‘doces ou travessuras’.

No Brasil, data se tornou símbolo de festa

Com a força da cultura dos Estados Unidos, o Brasil também passou a celebrar o Halloween nos últimos anos. O Dia das Bruxas por aqui é marcado por festas em que as pessoas se fantasiam e a festa quase vira um Carnaval.

Mas com a entrada da data na cultura brasileira, o resgate do folclore nacional também foi inserido no dia 31 de outubro. Desde 2003, a Lei 2.762 determina que a data celebra o Dia do Saci, onde o folclore é exaltado.

Apesar de ter uma data para chamar de sua, o Brasil não considera nem o Dia do Saci, nem o Halloween feriado. Por isso, as festas muitas vezes são celebradas nos fins de semana, para marcar a época.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

6 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

6 de dezembro de 2025

Carro é tomado pelo fogo na BR-230 entre Campina Grande e João Pessoa

Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…

6 de dezembro de 2025