Categorias: Paraíba

Governo elabora Plano de Uso Público para garantir turismo sustentável na Pedra da Boca

PUBLICIDADE

O Governo do Estado elabora um Plano de Uso Público (PUP) para a unidade de conservação da Pedra da Boca, localizada em Araruna. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em conjunto com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e, nesta etapa, conta com uma oficina realizada até esta quarta-feira (19).

Na fase anterior, foram realizados diagnósticos da unidade, além da mobilização de usuários do parque, tanto visitantes quanto agentes de promoção de atividades, como condutores de turismo, o trade turístico e proprietários de restaurantes.

Além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, participam das oficinas representantes de órgãos públicos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), a Secretaria Municipal do Turismo e do Meio Ambiente de Araruna e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (Setde). O objetivo é validar a proposta de zoneamento para uso público e visitação do parque.

De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a participação popular é essencial para compreender as necessidades de cada unidade, permitindo que o plano de uso público seja planejado de maneira eficiente, conciliando turismo e preservação ambiental. Ela explicou que o próximo passo será a sistematização e a publicação da portaria que instituirá o plano como política pública.

Thiago Silva, gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Semas, destacou o funcionamento do Plano de Uso Público da Unidade.

“O plano de uso público é um documento técnico complementar ao plano de manejo e integra o que já foi estabelecido. Ele traz o cotidiano para a unidade de conservação, garantindo os ajustes necessários para a visitação. Além disso, identifica oportunidades para organizar melhor as atividades dentro da unidade, promovendo um uso mais eficiente para a comunidade e todos aqueles que integram a Pedra da Boca”.

Sobre o Plano de Uso Público (PUP) – Em maio de 2024, a Semas lançou um edital para a elaboração do Plano Integrado Turístico “Rota da Ciência” para o Monumento Natural Vale dos Dinossauros, bem como para a criação do Plano de Uso Público (PUP) do Parque Estadual da Pedra da Boca. A seleção das instituições e a execução dos programas foram realizadas por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

O plano fortalece a preservação da biodiversidade e do patrimônio geológico, aprimora a experiência dos visitantes e promove educação ambiental e conscientização, sendo uma ferramenta essencial para a gestão das unidades de conservação.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Atitude cruel e repugnante!

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, foi flagrado em vídeo cometendo…

27 de dezembro de 2025

Associação Campinense de Imprensa emite nota de pesar pelo falecimento do jornalista Thomas Bruno

A Associação Campinense de Imprensa (ACI) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do jornalista…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson se apresenta neste sábado em João Pessoa e programação conta com shows de outros religiosos

O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson chega a João Pessoa e se encontra com arcebispo da Paraíba, Dom Delson

O religioso Frei Gilson já está em João Pessoa para participar do Celebra João Pessoa…

27 de dezembro de 2025

João Pessoa terá operação especial de trânsito e transporte público para show de Frei Gilson

João Pessoa contará com uma operação especial de trânsito e transporte público neste sábado (27),…

27 de dezembro de 2025

Profissional que atuava no segmento de segurança privada é assassinado no Cariri paraibano

Um homem de 37 anos foi assassinado nesta sexta-feira (26), no município de Serra Branca,…

27 de dezembro de 2025