Categorias: Paraíba

Governo elabora Plano de Uso Público para garantir turismo sustentável na Pedra da Boca

PUBLICIDADE

O Governo do Estado elabora um Plano de Uso Público (PUP) para a unidade de conservação da Pedra da Boca, localizada em Araruna. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em conjunto com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e, nesta etapa, conta com uma oficina realizada até esta quarta-feira (19).

Na fase anterior, foram realizados diagnósticos da unidade, além da mobilização de usuários do parque, tanto visitantes quanto agentes de promoção de atividades, como condutores de turismo, o trade turístico e proprietários de restaurantes.

Além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, participam das oficinas representantes de órgãos públicos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), a Secretaria Municipal do Turismo e do Meio Ambiente de Araruna e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (Setde). O objetivo é validar a proposta de zoneamento para uso público e visitação do parque.

De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a participação popular é essencial para compreender as necessidades de cada unidade, permitindo que o plano de uso público seja planejado de maneira eficiente, conciliando turismo e preservação ambiental. Ela explicou que o próximo passo será a sistematização e a publicação da portaria que instituirá o plano como política pública.

Thiago Silva, gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Semas, destacou o funcionamento do Plano de Uso Público da Unidade.

“O plano de uso público é um documento técnico complementar ao plano de manejo e integra o que já foi estabelecido. Ele traz o cotidiano para a unidade de conservação, garantindo os ajustes necessários para a visitação. Além disso, identifica oportunidades para organizar melhor as atividades dentro da unidade, promovendo um uso mais eficiente para a comunidade e todos aqueles que integram a Pedra da Boca”.

Sobre o Plano de Uso Público (PUP) – Em maio de 2024, a Semas lançou um edital para a elaboração do Plano Integrado Turístico “Rota da Ciência” para o Monumento Natural Vale dos Dinossauros, bem como para a criação do Plano de Uso Público (PUP) do Parque Estadual da Pedra da Boca. A seleção das instituições e a execução dos programas foram realizadas por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

O plano fortalece a preservação da biodiversidade e do patrimônio geológico, aprimora a experiência dos visitantes e promove educação ambiental e conscientização, sendo uma ferramenta essencial para a gestão das unidades de conservação.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vídeo – Cícero aposta em apoio de Felipe Leitão em 2026: “Construímos muita coisa juntos”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…

7 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

7 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

7 de dezembro de 2025

Campinense vence o Retrô em amistoso e anuncia apresentação oficial do elenco 2026

O Campinense começou bem a pré-temporada e venceu o Retrô-PE por 2 a 0, na…

7 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro participa da inauguração de call center em Patos e destaca geração de empregos

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, neste sábado (6), da inauguração de uma nova…

7 de dezembro de 2025

Saiba quem é o policial militar preso após confessar feminicídio na PB-095, no Agreste da PB

Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…

7 de dezembro de 2025