Categorias: Paraíba

Governo ampliará políticas públicas em comunidades quilombolas

PUBLICIDADE

 O vice-governador Rômulo Gouveia assinou junto ao Governo Federal, na última quarta-feira (21), um termo de cooperação técnica para ampliação das políticas públicas em comunidades quilombolas. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff, de representantes de movimentos sociais e dos ministros Pepe Vargas, Luiza Barros, Marta Suplicy, Gleisi Hoffmann e Tereza Campelo.

 

O documento firmado por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial tem o objetivo de garantir ações federais e estaduais em áreas quilombolas certificadas em todo Brasil. A proposta visa assegurar a frequência de ações nos segmentos de educação, saúde, desenvolvimento humano, habitação e infraestrutura, gerando melhorias na qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

 

Na Paraíba atualmente existem 36 regiões certificadas, além de outras duas áreas que estão em processo de certificação por meio da Fundação Cultural Palmares. As mudanças geradas pelo novo termo irão beneficiar aproximadamente 15 mil pessoas que vivem nessas comunidades, em diversas regiões do estado.

 

“A pactuação desse termo é extremamente relevante para a população das comunidades quilombolas, pois será utilizada como instrumento eficaz de monitoramento e aplicação das políticas públicas. Essas propostas irão dar o suporte necessário para que as atividades sejam promovidas de forma mais contínua e planejada.”, destacou Roberto Silva, gerente executivo da Equidade Racial, da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, que participou do evento ao lado do vice-governador.

 

Na ocasião a presidenta Dilma Rousseff também assinou outros decretos, com destaque para o fortalecimento e ampliação do Programa Brasil Quilombola (PBQ), que passará a ter as ações articuladas com o Plano Brasil Sem Miséria (BSM). Os números levantados pelos representantes do BSM identificaram que cerca de 70% do público beneficiado pelo programa pertence à população negra e por isso foi criado esse vínculo entre os dois projetos.



PBAgora

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Seap-PB confirma feridos após tumulto em presídio de Patos e mobiliza forças especiais

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta…

10 de dezembro de 2025

EPC divulga lista com novas convocações de aprovados em concurso

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) divulgou, nesta quarta-feira (10), uma nova lista de convocação…

10 de dezembro de 2025

Cruzeiro e Corinthians iniciam batalha por vaga na final da Copa do Brasil

Com ingressos esgotados, Cruzeiro e Corinthians abrem  hoje, quarta-feira, (10/12), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, a disputa por…

10 de dezembro de 2025

MPPB instaura procedimento para efetivar Registro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais

O Ministério Público da Paraíba instaurou o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas nº…

10 de dezembro de 2025

Motta diz que redução de penas dos condenados pelo 8/1 é “virada de página”

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei 2162/23,…

10 de dezembro de 2025

Luiz Couto critica aprovação do “PL da dosimetria” na Câmara: “A democracia brasileira foi duramente atacada”

O deputado federal Luiz Couto (PT) criticou nesta quarta-feira (10), a aprovação do chamado “PL…

10 de dezembro de 2025