A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realiza no dia 23 de outubro, mais uma capacitação de prefeitos e servidores, desta vez sobre Gestão da Saúde nos Municípios. O curso que acontece no Auditório do Hotel Manaíra, Av. Gen. Edson Ramalho – 1131, em João Pessoa, das 8h às 18h e será ministrado pela doutora em Psicologia Social e doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC Carla Albert.

Durante a capacitação do CNM Qualifica, serão abordados temas como Plataforma Êxitos, Panorama da Saúde e Programas e Ações em Saúde da ABS, além da situação do Programa Mais Médicos e do pagamento do Piso dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias. O Uso e manuseio do Datasus e e-Gestor com possíveis arranjos para qualificação da gestão local também serão abordados.

Os participantes também serão orientados sobre Gestão de Pessoas e Financiamento com o tema ‘Qualificação dos Profissionais sem aumento direto de gastos’. A organização do SUS e a Portaria 2436/ 2017: Política de Atenção Básica, além dos tópicos das Políticas de Saúde Mental, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica serão reforçadas durante o dia de treinamento.

O Financiamento da Saúde nos Municípios também será um ponto abordado com a atualização dos valores e uso dos recursos; fonte de dados do financiamento Federal em Saúde; tipos de repasses na Saúde,o uso adequado segundo Portarias – LC 141/2012; o uso dos recursos das emendas; a resoluções e NT da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), além da prestação de contas. Os participantes terão orientação ainda sobre os instrumentos de Planejamento e Avaliação da Saúde.

O CNM Qualifica tem o objetivo de promover capacitação em áreas fundamentais para a gestão municipal. A iniciativa é promovida pela Confederação com apoio das entidades municipalistas estaduais e do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ). Os seminários são gratuitos para Municípios filiados à CNM.

Currículo – Carla Albert é doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC. Doutora em Psicologia Social (PPGP/PUCRS), Mestre em Economia do Desenvolvimento (PPGE/PUCRS) e Bacharel em Administração (FARGS/ Estácio de Sá). Assessora técnica de Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Professora na Especialização de Saúde Pública na ESP/SES/RS e cursos de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CEP/ HCPA/ UFGRS). Coordenadora do Conselho Distrital Centro no Conselho Municipal de Porto Alegre/ RS. Atua e pesquisa no campo da Saúde&Municípios: (a) Planejamento, Descentralização, Financiamento (b) Controle Social; (c) Atenção à Saúde – análise de Redes, Ações e Estratégias Federais; microprocessos de trabalho; (d) Judicialização da Saúde e (e) Análise legislativa.

 

Redação com Assessoria

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Publicado decreto que regulamenta o trabalho temporário

O decreto que regulamenta o trabalho temporário, e que trata a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).…

Rota Cultural Raízes do Brejo chega a Lagoa de Dentro neste final de semana

A cidade de Lagoa de Dentro recebe neste final de semana a Rota Cultural Raízes do Brejo. As atividades culturais têm início na sexta-feira (18), às 6h da manhã, com…