Categorias: Paraíba

Família Miranda é acusada de tentar tomar terreno do tabelião Toscano de Brito

Está prevista para esta quinta-feira (10), em João Pessoa, uma audiência de conciliação entre o empresário Roberto Machado Júnior, herdeiro da família Miranda, ligada ao segmento imobiliário, e o empresário Germano Toscano de Brito, proprietário do cartório Toscano de Brito Serviço Notarial e Registral. Os empresários se enfrentam em um imbróglio judicial que envolve a suposta invasão de um imóvel no bairro do Cabo Branco.

Na ação criminal, Germano Carvalho Toscano de Brito e Tereza Azevedo Toscano de Brito, acusam Roberto Machado de esbulho possessório, por ter invadido o imóvel da  família, supostamente sem nenhuma justificativa. Conforme a ação judicial ajuizada pelo casal, Machado teria, acompanhado de seguranças, adentrado ao imóvel com retroescavadeiras e caminhões.

Conforme a ação, o imóvel foi adquirido pela família Toscano há 18 anos, sem nenhuma negociação posterior. O contrato da venda teria sido assinado pelo então proprietário, Paulo Miranda de Oliveira, e pelos herdeiros Roberto Machado Júnior e Maria Jane Miranda, falecida. O documento também não menciona se houve qualquer disputa judicial posteriormente. Segundo a ação à qual a redação do Polêmica Paraíba teve acesso, o casal acusa Machado de ter arrancado plantações e derrubado portões e muros da residência.

Esse é o segundo caso que se torna notícia em menos de uma semana. O Polêmica Paraíba noticiou, na última segunda-feira (07), que a pescadora Erni Ferreira Lacerda registrou em um boletim de ocorrência no qual relata que foi abordada pelo empresário Roberto Miranda, primo de Machado, e que ele teria ameaçado tomar o imóvel onde ela reside, também no Cabo Branco.

Na ação envolvendo a família Toscano, em uma ação cível, a Justiça já determinou a reintegração de posse do imóvel. O imóvel, portanto, já foi devolvido ao casal. Na esfera criminal, no entanto, o processo segue nesta quinta-feira (10), no Fórum Cível da Capital.

Outro lado

A defesa de Germano Toscano informou as partes estão entrando em fase de acordo judicial e que faz parte desse acordo uma cláusula de confidencialidade. A redação não conseguiu falar com os empresários Roberto Machado e Roberto Miranda. As informações são do Polêmica Paraíba.
Confira o Boletim de Ocorrência:
Redação 

Últimas notícias

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos…

29 de janeiro de 2026

Polícia Militar prende casal suspeito de assaltos no bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo

Policiais do 21º Batalhão prenderam, ontem (28), um casal que estaria praticando assaltos no bairro…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…

29 de janeiro de 2026