A Paraíba o tempo todo  |

Estudantes participam do Dia de Mobilização Escolar neste sábado

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realiza, neste sábado (14), o Dia de Mobilização Escolar, uma ação que envolve ‘aulões’, oficinas e simulados destinada à preparação dos estudantes da Rede Estadual de Educação para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A avaliação do IDEB é aplicada a cada dois anos e visa acompanhar o desenvolvimento da educação no país. É calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país.

Esses índices servem para gerar informações sobre o desempenho das escolas, produzindo metas a serem atingidas de acordo com cada realidade. Gerar informações sobre a aprendizagem de cada estudante, ajudando o professor a planejar aulas mais adequadas, além de produzir informações sobre os fatores econômicos e culturais que mais influenciam no desempenho dos estudantes.

Dia de Mobilização – A ação acontecerá em todas as escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba e contará com oficinas e ‘aulões’ planejados pelos professores, com o intuito de fortalecer as aprendizagens. Além disso, haverá a realização do Simulado da Rede, que objetiva realizar diagnóstico e motivar os estudantes.

O evento envolve estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e as turmas de 3º ano do Ensino Médio, e acontecerá nos turnos da manhã e da tarde. Além dos alunos, professores, gestores e formadores escolares também farão parte da mobilização.

De acordo com a secretária de Gestão Pedagógica da SEECT, Giovanna Marques, a mobilização não se restringe a este sábado, e na próxima, no dia 5 de outubro, terá uma novidade. “A mobilização do dia 5 é a penúltima antes dos preparativos finais para o IDEB, que vai acontecer entre 21 de outubro e 1º de novembro. A novidade dessa rodada é que a Secretaria, além de proceder um trabalho diferenciado com as escolas regulares e integrais, também proporcionou um planejamento diferente para as 11 escolas indígenas da 14ª Gerência Regional. Nesse dia, os alunos poderão ter acesso às técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, acolhimento, orientações e simulados”, explica a secretária.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe