A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realiza, neste sábado (14), o Dia de Mobilização Escolar, uma ação que envolve ‘aulões’, oficinas e simulados destinada à preparação dos estudantes da Rede Estadual de Educação para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A avaliação do IDEB é aplicada a cada dois anos e visa acompanhar o desenvolvimento da educação no país. É calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país.

Esses índices servem para gerar informações sobre o desempenho das escolas, produzindo metas a serem atingidas de acordo com cada realidade. Gerar informações sobre a aprendizagem de cada estudante, ajudando o professor a planejar aulas mais adequadas, além de produzir informações sobre os fatores econômicos e culturais que mais influenciam no desempenho dos estudantes.

Dia de Mobilização – A ação acontecerá em todas as escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba e contará com oficinas e ‘aulões’ planejados pelos professores, com o intuito de fortalecer as aprendizagens. Além disso, haverá a realização do Simulado da Rede, que objetiva realizar diagnóstico e motivar os estudantes.

O evento envolve estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e as turmas de 3º ano do Ensino Médio, e acontecerá nos turnos da manhã e da tarde. Além dos alunos, professores, gestores e formadores escolares também farão parte da mobilização.

De acordo com a secretária de Gestão Pedagógica da SEECT, Giovanna Marques, a mobilização não se restringe a este sábado, e na próxima, no dia 5 de outubro, terá uma novidade. “A mobilização do dia 5 é a penúltima antes dos preparativos finais para o IDEB, que vai acontecer entre 21 de outubro e 1º de novembro. A novidade dessa rodada é que a Secretaria, além de proceder um trabalho diferenciado com as escolas regulares e integrais, também proporcionou um planejamento diferente para as 11 escolas indígenas da 14ª Gerência Regional. Nesse dia, os alunos poderão ter acesso às técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, acolhimento, orientações e simulados”, explica a secretária.

 

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

CMCG realiza sessão especial comemorativa ao dia do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma sessão especial comemorativa pelo dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Na ocasião, foi celebrado também os…

Governo do Estado define ações de combate a manchas de óleo em praias

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (22), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com instituições e órgãos ligados ao meio ambiente, além de representantes de prefeituras do…