Categorias: Paraíba

Estradas viram depósito de lixo na cidade de Santa Luzia; veja fotos

PUBLICIDADE

 

Com o lixão da cidade fechado, a população de Santa Luzia, no Sertão paraibano, agora tem que conviver com ‘o novo modelo de gestão’ implementado pela atual administração no tocante a política de resíduos sólidos.

A surpresa está no que diz respeito ao local escolhido para depositar o lixo – as vias públicas da cidade, que servem de passagem de animais e transeuntes. Nas redes sociais não é difícil encontrar fotos e relatos sobre a indignação da população com o descaso municipal. “Lixão de Santa Luzia segue fechado. E agora para onde vai o lixo da nossa cidade”, lamenta uma internauta.

As imagens impressionam por conta do volume do lixo. Se um veículo de quatro rodas necessitar passar pelo local em alguma emergência terá dificuldades para buscar socorro, porque a via está interditada pelos dejetos em sua totalidade. Até mesmo um motociclista encontraria dificuldades para fazer a travessia.

As autoridades de saúde alertam que o lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.

O lixo ainda pode ser a causa da poluição visual, por causa do descarte feito de forma imprópria ou em lugares impróprios; a poluição do ar, por causa da queima feita no processo de incineração e poluição das águas, especialmente do lençol freático (águas subterrâneas), principalmente por causa do chorume.

O PB Agora tentou entrar em contato com a prefeitura para saber a motivação do lixo está sendo jogado em lugares aleatórios, sem o devido procedimento de descarte, mas nossas ligações não foram atendidas na tarde desta terça-feira (22).

 

Redação 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador João e senadora Daniella criticam governo federal por judicializar desoneração da folha de pagamento: “Equívoco”

Nesta segunda-feira (29), o Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e a Senadora Daniella Ribeiro…

29 de abril de 2024

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024