Categorias: Paraíba

Estelizabel fala sobre novo Código Florestal no Dia do Meio Ambiente

Estelizabel fala sobre novo Código Florestal no Dia do Meio Ambiente

A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), falou sobre ‘O novo Código Florestal’, na 4ª edição da Semana do Meio Ambiente, promovido pela UNPBFPB, na noite de terça-feira (5), data que marcou o Dia do Meio Ambiente. Em torno de 400 estudantes de Engenharia Ambiental, professores e visitantes participaram da palestra.

“Como gestora da pasta do Planejamento que fui, sei da importância de manter os códigos florestal, de urbanístico, que ordenam os limites de uso da propriedade e da ocupação do solo, os quais são fundamentais para implementar determinadas ações”, observou sobre o novo Código Florestal, que traz um conjunto de regras sobre a preservação ambiental em propriedades rurais.

Para Estela, o novo Código Florestal vivencia o debate entre ambientalistas que atuam com conceitos que criticam o uso do solo, por exemplo, e os ruralistas, o grupo de produtores afeitos à agricultura e pecuária, os quais necessitam, segundo ela, de parâmetros. “O novo código flexibiliza as leis de preservação ambiental, aproximando-as ainda mais dos interesses ruralistas, entretanto, buscamos equilibre entre as vertentes ambientais para produzir riquezas, sem degradar, o solo, sem desmatar tendo em vista ter áreas suficiente, não necessitando desrespeitar o planeta”, afirmou.

Estela também destacou a respeito de um outro ponto do Código Florestal, que é sobre as bacias uma bacia que considera muito importante, o mais extenso rio urbano da capital paraibana, o Jaguaribe. Ele percorre 21km entre os bairros Esplanada, Cruz das Armas, Varjão, Jaguaribe, Castelo Branco,Manaíra, Tambaú, Bessa e Miramar até desaguar na foz do Rio Paraíba.

“Tanto nas áreas em que ele se estreita, quanto na que o rio se alarga, ele tem sido desrespeitado, sofrendo muito com a descarga de poluentes e lixo, visto que está quase que totalmente dentro de perímetro urbano e muito embora obras de revitalização de seu curso estejam em andamento, a carga de esgotos clandestinos, contudo, continua a ser jogada em seu leito tanto nos bairros populares como nos mais nobres”, citou.

Tolerância – Segundo a socialista, diante do contexto social, a sociedade tem que respeitar as regras e limites, entretanto, sendo mais tolerante. Estamos procurando, buscando ações viáveis, porque existem situações consolidadas, a exemplo da população ribeirinha. “Se não respeitarmos a mata ciliar do rio Jaguaribe não teremos o ar puro para ter a biodiversidade. Sabemos que existe uma população ribeirinha que não pode degradar o rio, mas por outro lado, ela também não pode ser vítima de ações sem um planejamento administrativo coerente”, ressaltou.

 

 

 

Ascom

Últimas notícias

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026

MPPB confronta pedido da Prefeitura de João Pessoa no STF para tentar liberar altura de prédios na orla

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu um passo decisivo, nesta quarta-feira (11), para manter…

11 de fevereiro de 2026

Contribuinte de João Pessoa que antecipar pagamento de IPTU e TCR tem descontos de até 20%

Os contribuintes de João Pessoa já podem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano…

11 de fevereiro de 2026

Veneziano diz que não pretende responder diretamente às críticas de Daniella: “Eu tenho mais o que fazer”

Em entrevista na noite de ontem (10), ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM,…

11 de fevereiro de 2026

Daniella projeta definição da federação União/Progressistas após o Carnaval e dá senha: “Em Brasília nada para de acontecer”

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) comentou, essa semana, a expectativa em torno da definição da…

11 de fevereiro de 2026