A Campanha Setembro Amarelo foi uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar.

A ajuda é fornecida através do número 188, 24h por dia de forma gratuita. Também é possível acessar o site www.cvv.org.br.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na atenção à saúde e tratamento às pessoas com depressão e outros problemas mentais. Os atendimentos e tratamento são feitos, prioritariamente, na Atenção Básica ou nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os CAPS são responsáveis por atuar no tratamento do paciente acometido de transtornos mentais e, principalmente, que tenham atentado contra sua própria vida.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Iaciara Mendes, a partir do momento que o paciente chega ao CAPS tem início o tratamento terapêutico singular, atuando de acordo com o problema específico de cada paciente. Ela explica que unidades de saúde como, por exemplo, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, possui um projeto do próprio hospital de assistência àquelas pessoas que atentaram contra suas vidas. “Após ser atendido na rede hospitalar, o paciente é encaminhado para a rede de atenção psicossocial no CAPS e o médico decide se ele vai tomar algum tipo de medicação e por quanto tempo, mas tudo acontece com sua ida até o serviço, e partir disso será feito um projeto terapêutico e ele irá começar a ser acompanhado”, explicou a coordenadora.

O SUS também disponibiliza medicamentos que auxiliam no tratamento dos pacientes. Quando recomendado pelo médico, esses medicamentos podem ser retirados, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde ou nos demais estabelecimentos designados pelas secretarias de saúde dos municípios.

 

PB Agora

Total
1
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Na Serra do Monte Santo, pastor morre durante oração no Sertão da PB

O pastor da igreja evangélica morreu na manhã deste domingo (15) durante a realização de um culto no município de Cuité, no Sertão da Paraíba. A cerimônia acontecia ao ar…

Réveillon: cadastro para instalação de tendas na orla de JP começa nesta segunda

As famílias que pretendem instalar tendas na orla de João Pessoa para o Réveillon começa nesta segunda-feira (16) e vai até a sexta-feira (20).De acordo com a Prefeitura Municipal de…