A Paraíba o tempo todo  |

Escritores lançam nesta terça livro que conta história da PB

Os historiadores José Octávio de Arruda Mello, Arion Farias e Humberto Mello lançam na próxima terça-feira (1), às 9h30, o livro “História da Paraíba e sua Capital”. A obra tem organização de Heitor Cabral e será lançada na Biblioteca da IFPB, antiga Cefet, em Jaguaribe, João Pessoa. O evento, presidido pelo reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, constará de debates sobre a História da Paraíba e apresentação de CD que acompanha o livro, organizado pelo jornalista Felipe Donner.

Desde a criação da cadeira de História da Paraíba, pela UFPB, durante o reitorado Linaldo Cavalcante, em 1976, ganharam alento os estudos históricos paraibanos.

Ao tempo em que estabelecimentos de ensino inseriram a nova disciplina, em todos os níveis dos currículos, multiplicaram-se as publicações referentes à evolução da antiga capitania. Enquanto os chamados clássicos foram todos reeditados, acentuaram-se títulos para vestibulares e escolas.

Um deles, Capítulos de História da Paraíba (1986), da programação do IV Centenário, tornou-se um dos mais vendidos do gênero, em todo país. Em 1993, Paraíba, Conquista, Patrimônio e Povo logo esgotou duas edições. Mais recentemente, História da Paraíba – Lutas e Resistência (1ª Ed., 1994) chegou à décima primeira.

Por aí se entende como o IFPB se decidiu a elaborar coletânea sobre a Paraíba, dotada de texto e CD, isto é, conteúdo escrito e falado.

Para tanto, foram convocados três dos mais conceituados historiadores do Estado – José Octávio, Arion Farias e Humberto Mello – unidos pela militância comum dos Institutos Histórico, Universidade e Grupo José Honório.

“Assim que tomamos ciência do conteúdo de História da Paraíba e sua capital nos decidimos a convertê-la em livro. Consistência e funcionalidade não lhe faltam. José Octávio reconstitui a trajetória da capitania, depois província e Estado. Arion Farias faz o mesmo com a capital, só que de forma inovadora e recorrendo, pelo cotidiano da Nova História, ao imaginário social das cores, cheiros e sons de uma cidade ao longo do tempo”, comenta Heriberto Coelho, do Sebo Cultural, que editou a obra.

Para completar, Humberto Mello expressa uma das melhores construções de nossa Historiografia. Por meio dela, a atual João Pessoa entronca-se com o Estado, em dimensão religiosa, urbana, géo-histórica e antropológica. Só Humberto seria capaz de tamanha façanha.

“Na qualidade de novo manual para os públicos e salas de aula, História da Paraiba e sua capital veio para celebrar aliança com o tempo. O Sebo Cultural orgulha-se em editá-lo”, afirma Heriberto.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe