Retratação perante a sociedade paraibana e prestação de contas dos recursos recebidos em convênios por parte do Governo Estadual. Essas são as duas exigências, feitas em uma carta aberta e dirigidas ao arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto.
O texto, assinado por mais de 40 entidades da sociedade civil, está circulando, em forma de mala direta, via Internet. As representações propõem ainda ao líder religioso para que o mesmo reveja a sua posição de comando no rebanho católico local.
A Assessoria de Imprensa da Arquidiocese da Paraíba Pagotto informou que o arcebispo não pretende se pronunciar a respeito da carta aberta. Por outro lado, no editorial do site da Arquidiocese (www.arquidiocesepb.org.br), a Pastoral da Comunicação (Pascom) assina um texto no qual são chamados de “boatos” e “maldosos comentários” as afirmações disseminadas por entidades contra Dom Aldo em forma de manifesto.
Quanto à Casa de Convivência Positiva, da Cáritas, o editorial afirma que foi na verdade uma transferência de imóvel – e não o fechamento – porque o prédio ameaçava desabar. Para a Pascom, Dom Aldo também não teria defendido o trabalho infantil, mas sim a ocupação do tempo ocioso de crianças e adolescentes, com capacitações para aqueles com idade mais avançada.
A respeito da prestação de contas, por exemplo, a Pascom destaca que desde 1990 os convênios são permanentemente acompanhados de forma transparentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP). Sobre o apoio de Dom Aldo a pessoas e políticos, o editorial lembra que isso faz parte do exercício do direito de qualquer cidadão. O restante das justificativas pode ser visto pelo site da arquidiocese.
O NORTE
Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…
Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…