Enquanto não é normalizado o sistema de abastecimento em Campina Grande pela Companha de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), os carros -pipas contratados pelo governo do Estado, tem levado água para a população, minimizando assim, os efeitos da crise hídrica na cidade.

Desde ontem, devido `a crise no desabastecimento na cidade, que dezenas de carros-pipas particulares e do Corpo de Bombeiros, se reversam nos barros distribuindo água e garantindo o abastecimento a popukação. Muitas famílias chegaram a fazer festa com a chegada do líquido. 

A população, sedenta de água há uma semana, se aglomerou em frente aos carros-pipas com latas, garrafões e outros vasilhas de plásticos para levar a água para suas casas. A água que jorra dos carros pipas, retiradas do açude Epitácio Pessoa e de outros reservatórios, aliviou o sofrimento de muita gente. Os carros pipas, estão sendo acompanhados por uma equipe de fiscalização da Cagepa e por uma viatura da Polícia Militar, que tem garantido a distribuição da água de forma organizada e sem tumulto.

Em Vila Cabral de Santa Terezinha, cerca de 10 carros-pipas garantiram o abastecimento. Muitas famílias, sem água nas torneiras há uma semana, enfim, puderam encher os seus reservatórios. Filas chegaram a ser formadas pela população, em torno dos carros, mas a distribuição tem sido feita de forma organizada.

"Eu estava com todas as vasilhas vazias. Há uma semana que tem sido sufoco" disse a dona de casa Maria José.

O presidente da Sociedade de Amigos de Bairros de Vila Cabral, Severino de Oliveira, mais conhecido por Raminho, foi um dos responsáveis em solicitar e organizar a distribuição da água de pelo menos três carros-pipas. 

“Só quando a gente fica sem água nas torneiras é que reconhece o valor desse recurso tão importante para a sobrevivência humana” disse.

Além de Raminho, a vereadora Maria de Fátima também conseguiu alguns carros-pipas para socorrer a população, a exemplo do líder comunitário Thiago da Silva.

"Toda essa corrente de solidariedade mostra a importância da união da comunidade", destacou a professora Marlene Gomes.

As cenas se repetiram em outros bairros da cidade como Bodocongó, Malvinas e José Pinheiro. 

Essa semana o governador João Azevedo autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa para atender o município de Campina Grande até que o sistema de abastecimento de água consiga operar normalmente.

A normalização do abastecimento de água em Campina Grande e região deve acontecer a partir da segunda-feira (25)., conforme afirmou o governador  João Azevêdo, durante uma coletiva de imprensa na cidade.

 A  crise hídrica em Campina começou  desde a noite da última sexta-feira (15), quando foi registrada uma explosão no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Gravatá, localizada na cidade de Queimadas, no Agreste do estado. Além de Campina Grande, o abastecimento foi interrompido na cidade de Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova e Pocinhos.

Desde o ocorrido, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que fez um diagnóstico das instalações elétricas e dos equipamentos, iniciou a recuperação das instalações elétricas e disponibilizou 40 técnicos do órgão para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos.

""

""

""

""

Severino Lopes

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Bombeiros se mobilizam para encontrar banhista que desapareceu em Praia Bela

Uma verdadeira foi montada pelo Corpo de Bombeiros, já nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), em busca de um banhista que desapareceu nas águas da Praia Bela, no…

Com fim do mandato de Dodge, Bolsonaro avalia indicações para PGR

O primeiro mandato de dois anos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. A renovação do mandato de Dodge pelo mesmo período ou a escolha de um…