O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, reuniu na quarta-feira (22), em Campina Grande, coordenadores de Atenção Básica dos 41 municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS) para discutir ações e estratégias que incentivem os homens a participarem do pré-natal das companheiras. A reunião aconteceu no auditório da 3ª GRS, onde o coordenador de Atenção Básica, Nilton Dias, abordou a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem e como a presença dos homens no pré-natal das companheiras pode ajudar a inseri-los nesta política.
“O pré-natal das companheiras pode ser uma oportunidade para, durante nove meses, incentivar os homens a realizarem exames, prevenindo doenças e promovendo a qualidade de vida e fazendo com que, mesmo depois do parto delas, eles permaneçam na Atenção Básica dos municípios, explicou Nilton. Ainda segundo o coordenador, também é necessário esclarecer aos homens os direitos assegurados por lei, como a licença paternidade, que em algumas empresas pode chegar a até 15 dias, e a presença deles na sala de parto, que ainda são desconhecidos por alguns.
O tema apresentado durante a reunião pelo setor de Educação Permanente em Saúde (EPS) da Atenção Básica da 3ª GRS e foi sugerido pelos próprios profissionais, que se comprometeram a realizar atividades que incentivem os homens a participar do pré-natal das companheiras.
Redação com Secom/PB
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…
O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…
O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…