A Paraíba o tempo todo  |

Em crise, empresas de ônibus da capital pedem ‘socorro’ à Prefeitura de JP

Em crise e com problemas para pagar salário de funcionários, as empresas de transporte coletivo de passageiros (ônibus urbano) em João Pessoa pedem ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), a desoneração tributária ou ajuda de subsídios.

De acordo com nota da Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), com a crise econômica agravada pela queda do número de passageiros e restrições da atividade em razão da pandemia, o setor enfrenta grandes dificuldades para manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas concessionárias.

+ Motoristas de ônibus protestam em João Pessoa contra parcelamento de salários

Para o diretor institucional do  Isaac Jr. Moreira, seria muito importante para o sistema uma iniciativa semelhante. “Medidas como essas são importantíssimas num momento tão delicado como esse que estamos passando. Na prática, para o nosso cliente, que é o passageiro do coletivo, significaria um impacto menor num provável aumento de tarifa”, afirma Isaac.

De acordo com o Sindicato, segundo dados do boletim fevereiro-março da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) , em alguns estados e cidades do País o poder público adotou medidas para socorrer o setor.

A mais recente delas aconteceu no vizinho estado do Rio Grande do Norte, na capital Natal. Por lá, a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado reduziram a cobrança de impostos sobre o transporte público na cidade. Pelo acordo, o município vai diminuir em 50% a cobrança do ISS. Já o governo do estado decidiu reduzir em 50% a alíquota do ICMS sobre o diesel e o biodiesel das empresas de ônibus. As medidas vão evitar o reajuste da tarifa para os passageiros.

Até o momento, em todo o País, teriam sido 26 os anúncios de subsídios, quatro iniciativas de desoneração tributária e nove deliberações para compras antecipadas de passagens no cartão.
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe