Efeitos da suspensão do piso salarial da enfermagem será debatido na ALPB

PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve realizar em breve uma audiência pública para tratar da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender por 60 dias, através de liminar, os efeitos da Lei nº 14.434/2022, que institui o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e e parteiras.

A solicitação para realização da audiência pública já foi encaminhada pelo deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) que, através do requerimento nº 24.001, evidenciou a necessidade em se debater o problema e tentar encontrar uma solução para a categoria que presta serviço em território paraibano.

JUSTIFICAÇÃO

Uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso no domingo passado (04/08), suspendeu o piso salarial nacional dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Parteiras, estabelecido pela Lei nº 14.434/2022.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi interposta pela Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

O ministro do STF afirma na decisão que a medida não indica uma fonte de custeio e estabelece um prazo de dois meses para que Estados, Governo Federal e Confederação Nacional dos Municípios informem os efeitos da norma para as finanças de estados e municípios, para a manutenção dos empregos, e para a qualidade dos serviços de saúde prestados.

Segundo os representantes do setor, que apresentaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF, a norma pode gerar uma onda de demissões e corte de leitos

De outra parte, as categorias envolvidas argumentam que essa reivindicação é antiga e tem por fundamento os altos salários pagos a médicos, já que eles também integram o sistema de saúde brasileiro e não são valorizados. Assim, esta propositura visa promover o debate sobre o tema; chamar a atenção da sociedade, para que todos tragam subsídios que possam contribuir com a decisão do Judiciário, uma vez que o Legislativo e o Executivo cumpriram o seu papel constitucional.

Assembleia Legislativa da Paraíba, em 05 de setembro de 2022
Deputado Raniery Paulino

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diálogo com Walber e ex-prefeito de Cabedelo rejeitou atual “modelo” de gestão da cidade portuária, explica Ricardo Barbosa

Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…

26 de dezembro de 2025

Nilvan Ferreira defende unidade da direita e diálogos de Walber Virgolino em Cabedelo: “Não vou fazer o que ele fez comigo”

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

Sebrae dispõe de cursos gratuitos sobre gestão de pessoas e liderança; saiba como se inscrever

Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…

26 de dezembro de 2025

Paraíba forma 41 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar combate ao crime no estado

A Segurança Pública da Paraíba passa a contar com o reforço de 41 novos aspirantes…

26 de dezembro de 2025

Walber Virgolino revela detalhes de reunião com Ricardo Barbosa e André Coutinho

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) confirmou nesta sexta-feira (26), que é pré-candidato a prefeito…

26 de dezembro de 2025