A Paraíba o tempo todo  |

Dicas de estudo: cinco sites seguros para usar em pesquisas acadêmicas

Portais podem ser utilizados para busca de referências bibliográficas

Todo estudante do ensino superior sabe: um trabalho sem boas referências bibliográficas certamente não será considerado como adequado pelos professores que avaliam. Com a facilidade da internet, muitos se descuidam em checar a origem das informações, se são confiáveis ou não.

É importante ficar atento aos sites que disponibilizam textos, documentos, resenhas, artigos, áudios, vídeos ou outros materiais que podem ser usados para justificar a argumentação em pesquisas acadêmicas.

Para além do buscador Google, é possível encontrar informações seguras e relevantes em sites que funcionam como “buscadores” de material acadêmico e cientifico. Confira cinco opções que podem ser utilizadas: 

Dialnet

É uma das maiores bases de dados com materiais científicos nos idiomas ibero-americanos. Conta com diversos recursos como artigos de revistas, revisões bibliográficas, livros, teses de doutorado e muito mais. Tem como objetivo principal integrar o maior número possível de conteúdo, fornecendo acesso a textos completos. Conheça: https://dialnet.unirioja.es/.

WorldWideScience

É um site composto por bases de dados nacionais, internacionais e portais científicos. É multilíngue e fornece em tempo real os resultados da pesquisa acadêmica e a tradução do conteúdo. Confira: https://worldwidescience.org/.

Scielo

A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Confira: http://www.scielo.br/?lng=pt.

RefSeek

É um mecanismo de busca para estudantes e pesquisadores, que tem como objetivo tornar a informação acadêmica acessível a todos. Fornece busca em milhões de documentos, incluindo páginas da web, enciclopédias, livros, revistas e jornais. Conheça: https://www.refseek.com/.

BASE

O Bielefeld Academic Search Engine é um buscador que conta com a maior quantidade de informação do mundo, especialmente para recursos acadêmicos de acesso aberto, desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld na Alemanha. 

São mais de 80 milhões de documentos oferecidos de mais de 4.000 fontes, com acesso a textos completos de aproximadamente 70% dos conteúdos indexados. Confira: https://www.base-search.net/.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe