A Paraíba o tempo todo  |

Dia de São José: entenda a crença que leva muitos devotos a crer que se chover hoje o ano será de fartura no plantio

O Dia de São José é comemorado nesta terça-feira (19) e a chuva nesta data é muito aguardada por agricultores devotos nordestinos, pois é sinônimo de fartura da colheita. Não existe uma data especifica de quando se começou a homenagear o São José pelas chuvas, mas a crença existe há séculos e, segundo o catolicismo, São José foi pai de Jesus e trabalhava no campo.

Fruto disso, neste dia muitos agricultores erguem a cabeça para o céu com a esperança de que a chuva chegue. Meteorologistas explicam que a data do Santo coincide com a mudança de estação do verão para o outono no hemisfério sul. A chegada do outono, no dia 20 de março, traz um clima mais ameno em algumas localidades do país.

No entanto, no Norte e Nordeste as variações climáticas são poucas. Entre as principais características desta estação estão a queda de temperatura, dias mais curtos e as árvores começam a perder as folhas. A transição de estações ainda favorece a Zona de Convergência Intertropical, que é uma banda de nuvens que circula todo o planeta na região equatorial. Esta zona é uma das principais causadoras de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a previsão do clima para esse dia 19 de março no estado é a seguinte:

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe