Por pbagora.com.br

Sempre celebrado no terceiro domingo do mês de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado, nesta quarta-feira (21), às 9h, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Presidido pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, o evento contará com palestras e depoimentos envolvendo a temática de acidentes e mortes nas vias e rodovias do Estado.

De acordo com a programação elaborada pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), em parceria com a Divisão de Educação de Trânsito (DET), após a abertura será proferida palestra do diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, que irá expor sobre “Monitoramento dos acidentes de trânsito com vítimas no Estado da Paraíba”. Em seguida, a cadeirante Carolina Vieira dará um depoimento sobre o acidente do qual foi vítima.

A segunda palestra será proferida pelo diretor de Engenharia do Detran-PB, Zeca de Sousa, que abordará “A educação e a fiscalização como condicionantes nas melhorias de trânsito e na redução do número de acidentes”.

Segundo a chefe da EPTran, Poliana Figueiredo, o evento visa alertar a população quanto ao crescente número de mortes no trânsito, por meio das palestras e exibição de vídeo educativo, que abordarão os fatores mais comuns relacionados às causas dos acidentes, a exemplo de imperícia e negligência. Já para a chefe da DET, Ana Paula Buzetto, além de lembrar essas vítimas, o evento tem por objetivo sensibilizar os condutores sobre os riscos da imprudência ao volante.

De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. Segundo o ONSV, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, ou até mesmo o cansaço.

Somente na Paraíba, no período compreendido entre 2014 e 2016, foram mais de 3.000 óbitos por acidentes de trânsito. Em 2017, mais de 6.600 motociclistas se acidentaram e quase 900 pedestres foram atropelados, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.

Segue, abaixo, a programação completa do evento:

9h – Credenciamento
9h30 – Abertura com execução do Hino Nacional
9h35 – Exibição de vídeo oficial
9h40 – Composição da Mesa
10h – Palestra1 – Geraldo Antônio de Medeiros – HEET/CG (Monitoramento dos acidentes de trânsito com vítimas no Estado da Paraíba)
10h30 – Depoimento de Carolina Vieira (vítima de acidente de trânsito)
11h – Palestra 2 – Zeca de Sousa – DETRAN/PB (A educação e a fiscalização como condicionantes nas melhorias de trânsito e na redução do número de acidentes)
11h30 – Encerramento

Serviço:

Evento: Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito

Data: 21/11/2018 (quarta-feira)

Hora: 9h

Local: Auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Notícias relacionadas

Polícia apreende aves silvestres em feira na Capital

Na manhã deste domingo (11), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam 18 aves silvestres durante fiscalização na Feira de Oitizeiro, em João Pessoa. A fiscalização tinha como objetivo…

Advogada militante poderá ser a 1ª mulher a presidir OAB/PB

Os advogados da Paraíba já começaram a se articular para as candidaturas à Presidência da OAB do estado. As eleições acontecerão em Novembro deste ano e, o novo ou a…