Categorias: Paraíba

Defensoria Pública consegue liminar que suspende desocupação de famílias em CG

PUBLICIDADE

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania (Necid) de Campina Grande, obteve uma liminar para suspender decisão proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública, em ação de reintegração de posse ajuizada pelo Município de Campina Grande contra cerca de 150 famílias ocupantes de uma área situada no bairro do Cruzeiro.

O agravo de instrumento foi elaborado pelos defensores públicos Marcel Joffily e Philippe Mangueira, e protocolado ainda ontem (quarta-feira), durante o plantão judiciário.

A decisão proferida pela 2ª Vara da Fazenda havia determinado a expedição de mandado de reintegração de posse em favor do município e contra os ocupantes da área, inclusive com utilização de força policial, se necessário. Além disso, o município de Campina Grande havia informado no processo, no último dia 21 de dezembro, que a desocupação havia sido agendada para o próximo dia 29 de dezembro, às 7h, requerendo ao juízo que fossem comunicadas a Cagepa, Energisa e a Polícia Militar.

A Defensoria tomou conhecimento do processo na última terça-feira (22). No dia seguinte, reuniu fotografias e vídeo da área ocupada e interpôs, durante o plantão judiciário, agravo de instrumento contra a apontada decisão, alegando várias nulidades processuais, especialmente o fato de que a Defensoria Pública não havia sido intimada para participar do processo na qualidade de custos vulnerabilis, ou seja, na qualidade de “guardiã dos vulneráveis”, conforme determina o Código de Processo Civil em seu art. 554, §1º, do CPC.

A Defensoria alegou, ainda, que o Município de Campina Grande não havia apresentado qualquer plano de realocação das famílias ocupantes de tal área, de modo que a expulsão destas do local agravaria ainda mais um problema social, e que sequer houve a elaboração de um Estudo de Situação, pela Polícia Militar, para fins de realização de uma desocupação pacífica.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Armas supostamente utilizadas em assassinato de mulher em Cabedelo são apreendidas

Em uma operação realizada no começo da manhã desta quinta-feira (11), no bairro do Renascer,…

11 de dezembro de 2025

PM frustra ataque a tiros e prende integrante de facção na Capital

A Polícia Militar frustrou um ataque a tiros que um integrante de uma facção criminosa…

11 de dezembro de 2025

Mulher é morta a facadas dentro de casa em Fagundes; ex-companheiro é principal suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de faca dentro de casa na manhã desta quinta-feira…

11 de dezembro de 2025

Presidente do PT da PB faz convocação para atos contra redução de penas do 8 de Janeiro: “Parlamentar é pra defender o povo”

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, anunciou nesta…

11 de dezembro de 2025

Polícia cumpre 22 mandados de busca e apreensão contra grupos envolvidos em tráfico na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…

11 de dezembro de 2025

Maioria da bancada federal paraibana vota pela suspensão de Glauber Braga na Câmara como alternativa à cassação

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (10), a suspensão do mandato do deputado Glauber…

11 de dezembro de 2025