Categorias: Paraíba

Creci-PB recorre contra decisão da Turma Recursal da Justiça Federal da PB

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba interpôs embargos de declaração junto à Turma Recursal da Justiça Federal na Paraíba com vistas a reformar a decisão que deu provimento parcial a recurso de um porteiro de edifício, onde, baseada em fatos inexistentes, condenou o Órgão ao pagamento de indenização no valor exorbitante de R$ 20 mil e também o município de João Pessoa, que sequer fez parte da Ação.

No recurso, o Creci-PB demonstra com clareza os três erros de fato e material que nortearam a referida decisão.

A verdade dos fatos

A uma, que não houve qualquer aplicação de penalidade administrativa ao autor, consoante comprovado pela cópia integral do processo administrativo anexado ao processo. A duas, pelo fato de a Polícia Militar ter sido chamada não para obrigar o porteiro a assinar o termo de constatação, mas porque o mesmo se negou a apresentar sua identificação, para impedir a lavratura do auto de constatação.

“Ao contrário do afirmado, não houve qualquer coação ou ameaça, mas tão somente foi requerida a presença da PM, em razão de o autor ter se negado a identificar, o que impossibilitaria a lavratura do auto de infração e do oferecimento de noticia criminis em razão do cometimento da contravenção penal prevista no art. 47 da Lei n. 3.668/41”, esclarecem os advogados Assis Almeida e Bruno Nóbrega, subscritores do recurso.

Por fim, a três, não há que se falar em submissão do porteiro a humilhação por ter respondido a um processo criminal, pois o titular da ação penal foi o Ministério Público, já que, por óbvio, se tratava de ação penal pública incondicionada, tendo o CRECI/PB apenas exercido seu poder de fiscalização ao flagrar “pessoa física exercendo atividades privativas de corretor de imóveis e lavrou auto de infração e constatação, sendo feita posteriormente pelo CRECI noticia criminis ao Ministério Público para que tomasse as devidas providências”.

Jurisprudências

Nesse sentido, o próprio porteiro anexou jurisprudências do TRF da 3ª Região em sua petição inicial consignando ser regular a prática do Creci denunciar ao Ministério Público o exercício irregular da profissão de pessoa física sem inscrição no Conselho.
Conforme previsão do art. 5° da Lei Federal n. 6.530/78, é do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis a competência para disciplinar e fiscalizar a atividade profissional por eles protegida e os Conselhos são constituídos em autarquia, dotada de personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério do Trabalho, com autonomias administrativa, operacional e financeira.

LEIA TAMBÉM

Creci-PB é condenado a pagar danos morais a porteiro de condomínio
Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026