A Paraíba o tempo todo  |

Covid: JP inicia vacinação da 2ª dose de reforço para quem tem 40 anos ou mais

A partir desta quarta-feira (22), a Prefeitura de João Pessoa vai ampliar a faixa de idade para a vacinação da segunda dose de reforço de imunizantes contra a Covid-19. Além dos trabalhadores de saúde, a quarta dose será iniciada também para o público com idade a partir dos 40 anos que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias. Para esse público entre 40 e 49 anos, haverá necessidade de agendamento, que inicia às 19h desta terça-feira (21).

Para a quarta dose devem ser utilizados os imunizantes disponíveis nos serviços da saúde, podendo ser Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, independentemente da dose utilizada anteriormente.

“É importante que as pessoas que fazem parte desse novo grupo que está sendo ampliado e já será beneficiado com a quarta dose, procurem os locais de referência, para tomar a vacina. Contra a doença, é inquestionável que a vacina tem sido muito eficiente. Ainda, sobre esta dose reforço, estudos apontam que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Covid-19 e Influenza – A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Essa é uma nova orientação. Em 2021, com a novidade das fórmulas contra Covid-19, era preciso aguardar 14 dias. Mas há segurança e eficácia na aplicação conjunta.

“Já no caso de crianças, entre 5 e 11 anos, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem”, completou Fernando Virgolino. Aquelas crianças que não receberam nenhuma vacina devem receber primeiro contra a Covid-19, e após 15 dias receber as vacinas que fazem parte do calendário de rotina. No caso da Influenza, a vacina está disponível para crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Documentação exigida – Crianças de 5 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças com comorbidades ou deficiência devem apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença. Para a segunda dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Aqueles que vão receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, devem apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.
Para a D2, D3 e D4, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Postos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (22):

Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h

 

Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 13h às 16h

 

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

 

A partir de 40 anos e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 3ª dose)

4ª dose: 40-49 anos (com agendamento)

50+ e trabalhadores de saúde (sem agendamento)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe