Categorias: Paraíba

Covid: ocupação em área vermelhas de UPAs em JP cai de 100% para 73%

PUBLICIDADE

Números da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam uma diminuição dos casos de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. No dia 27 de março deste ano, a área amarela estava com 96% e a vermelha com 100% de ocupação. Já nesta terça-feira, 27 de abril, os leitos ocupados na amarela eram de 29,3% e a vermelha com 73,3%. Mesmo assim, a Prefeitura de João Pessoa irá continuar oferecendo atendimento exclusivo para os casos de Covid-19 nas UPAs, visando seguir na luta para combater o vírus na cidade.

As quatro unidades em funcionamento na Capital, que ficam localizadas nos bairros de Manaíra (Oceania), Bancários (Dr. Luiz Lindbergh Farias), Valentina (Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (Augusto Almeida Filho), possuem 57 leitos disponíveis, sendo de enfermaria e semi-UTI. “Vamos seguir atendendo apenas casos suspeitos de Covid-19, pois precisamos de um tempo para avaliar se de fato é uma queda constante ou não. Para isso, é preciso ter, no mínimo, alguns dias de queda com consistência, para poder retornar com outros atendimentos nas unidades”, afirmou o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.

A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Rayanna Coelho, atribuiu a diminuição dos casos de coronavírus na cidade ao trabalho que a Prefeitura de João Pessoa vem realizando no município. “Através dos decretos, que vem trazendo conscientização às pessoas, da fiscalização ativa, da testagem e da vacinação mostram algum sinal de queda. Tudo isso influenciou para a diminuição dos casos”, disse.

Rayanne Coelho deu bastante ênfase à testagem realizada pela Prefeitura, que tem diminuído a circulação das pessoas com sintomas do vírus, com isso contribuindo para a diminuição dos casos. “A gente vem testando uma quantidade significativa de pessoas, tendo 30 Unidades Básicas de Saúde que fazem dois tipos de testes e o Centro de Testagem de Atendimento Covid, justamente para tentar frear um pouco a circulação das pessoas com esses sintomas gripais”, contou Rayanna Coelho.

Sintomas

O atendimento para Covid-19 na Rede Municipal de Saúde é feito tanto pela Atenção Básica, quanto pelas UPAs, dependendo do grau de agravamento. “Nas Unidades de Saúde da Família, é feito o atendimento inicial, uma espécie de triagem e as primeiras condutas com o paciente, sendo ele orientado a ir para a UPA ou ir para casa cumprir isolamento domiciliar. Já se o paciente estiver com sintomas mais graves da doença, como falta de ar, ele deve procurar imediatamente alguma de nossas UPAs”, explicou a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

Confira os endereços das UPAs:

UPA Oceania – Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, Manaíra;

UPA Célio Pires de Sá – Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo;

UPA Augusto Almeida Filho – Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas;

UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias – Rua Antônio Rosa Silva, s/n, Bancários.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleições 2024: eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024