Por pbagora.com.br

Números da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam uma diminuição dos casos de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. No dia 27 de março deste ano, a área amarela estava com 96% e a vermelha com 100% de ocupação. Já nesta terça-feira, 27 de abril, os leitos ocupados na amarela eram de 29,3% e a vermelha com 73,3%. Mesmo assim, a Prefeitura de João Pessoa irá continuar oferecendo atendimento exclusivo para os casos de Covid-19 nas UPAs, visando seguir na luta para combater o vírus na cidade.

As quatro unidades em funcionamento na Capital, que ficam localizadas nos bairros de Manaíra (Oceania), Bancários (Dr. Luiz Lindbergh Farias), Valentina (Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (Augusto Almeida Filho), possuem 57 leitos disponíveis, sendo de enfermaria e semi-UTI. “Vamos seguir atendendo apenas casos suspeitos de Covid-19, pois precisamos de um tempo para avaliar se de fato é uma queda constante ou não. Para isso, é preciso ter, no mínimo, alguns dias de queda com consistência, para poder retornar com outros atendimentos nas unidades”, afirmou o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.

A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Rayanna Coelho, atribuiu a diminuição dos casos de coronavírus na cidade ao trabalho que a Prefeitura de João Pessoa vem realizando no município. “Através dos decretos, que vem trazendo conscientização às pessoas, da fiscalização ativa, da testagem e da vacinação mostram algum sinal de queda. Tudo isso influenciou para a diminuição dos casos”, disse.

Rayanne Coelho deu bastante ênfase à testagem realizada pela Prefeitura, que tem diminuído a circulação das pessoas com sintomas do vírus, com isso contribuindo para a diminuição dos casos. “A gente vem testando uma quantidade significativa de pessoas, tendo 30 Unidades Básicas de Saúde que fazem dois tipos de testes e o Centro de Testagem de Atendimento Covid, justamente para tentar frear um pouco a circulação das pessoas com esses sintomas gripais”, contou Rayanna Coelho.

Sintomas

O atendimento para Covid-19 na Rede Municipal de Saúde é feito tanto pela Atenção Básica, quanto pelas UPAs, dependendo do grau de agravamento. “Nas Unidades de Saúde da Família, é feito o atendimento inicial, uma espécie de triagem e as primeiras condutas com o paciente, sendo ele orientado a ir para a UPA ou ir para casa cumprir isolamento domiciliar. Já se o paciente estiver com sintomas mais graves da doença, como falta de ar, ele deve procurar imediatamente alguma de nossas UPAs”, explicou a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

Confira os endereços das UPAs:

UPA Oceania – Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, Manaíra;

UPA Célio Pires de Sá – Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo;

UPA Augusto Almeida Filho – Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas;

UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias – Rua Antônio Rosa Silva, s/n, Bancários.

 

Da Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.372 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O…

PB realiza audiência pública para criação das microrregiões de águas e esgoto

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), realiza das 9h às 12h desta terça-feira (18), audiência pública para instituir as…