Categorias: Paraíba

Covid-19: Aguinaldo reforça importância de plano emergencial para estados e municípios

A Câmara Federal está discutindo uma nova negociação de projeto emergencial para o socorro aos estados e municípios em meio ao enfrentamento da covid-19.

De acordo com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, em entrevista ao Jornal da CNN, apresentado pelo jornalista William Waack, o tema exige bastante cuidado e os parlamentares estão costurando um entendimento sobre o texto.

O líder da maioria declarou que a ideia neste momento é tratar sobre as medidas mais urgentes no combate ao novo coronavírus e que, ao contrário do Plano Mansueto, que é um texto mais amplo com diversas medidas de ajuste fiscal, o projeto em elaboração deverá ser mais enxuto, focado em tratar questões como ICMS e garantias de linhas de créditos aos estados para os próximos três meses e recomposição do ISS para os municípios.

“A ideia nesse instante é tratar exatamente das medidas necessárias para este tempo atual, já que as medidas restritivas trarão um impacto na economia e vai haver redução de arrecadação e sem dúvida são necessárias essas medidas durante esse período. Por isso é importante dar a solução para este momento de calamidade o que é exatamente o foco do texto que está sendo construído com responsabilidade pelo plenário” declarou.

Aguinaldo ainda ressaltou que o interesse maior é tratar justamente as necessidades daqueles que estão enfrentando a pandemia na ponta, ou seja, estados e municípios.

“Estamos tratando de salário, da preservação de emprego e temos que tratar também da necessidade dos estados e municípios que sem dúvida nenhuma estão na ponta enfrentando esse problema do novo coronavírus” pontuou.

O parlamentar destacou também a necessidade do governo federal de desenvolver um plano de recuperação para o país no pós-coronavírus.

“Evidentemente você falar de investimento nesse momento, você vai precisar ter, na minha opinião, e aí acho que o governo já deve ou deveria estar tratando de um plano de recuperação para o país no pós-coronavírus. Nós vamos precisar de investimentos, aliás, a bem da verdade nós já estávamos precisando já que nós tivemos um PIB ano passado aquém do que esperávamos” argumentou.

Redação com Assessoria

Últimas notícias

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Banhistas devem evitar quatro trechos de praia do Litoral paraibano

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu relatório de balneabilidade com o…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de JP

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026