A Paraíba o tempo todo  |

Confira quais bairros tiveram o maior volume de chuvas em JP nas últimas horas

Em virtude do grande volume de chuvas durante a madrugada e a manhã desta terça-feira (31), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) segue com o trabalho de monitoramento e com as equipes em campo. Até o momento não houve registro de ocorrências graves. Segundo dados da Agência Executiva das Águas da Paraíba (Aesa), o volume de chuvas na Capital foi de 663 milímetros (mm), no período de 1º a 31 deste mês.

Conforme os dados da Coordenadoria, das 21h30 da segunda (30) até as 9h30 desta terça, o local que mais choveu na Capital foi o Cuiá, com 80,8 milímetros (mm), seguido do Cristo, com 79,8 mm. Até o final desta terça-feira, a Capital está sob aviso de acumulado de chuva emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podendo ocorrer precipitações entre 30 a 60 milímetros/hora (mm/h) ou 50 a 100 mm/dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiou alerta Vermelho para dez cidades da Paraíba, entre elas João Pessoa, válido até às 15h desta terça-feira. O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, garantiu que as equipes do órgão municipal vão se manter em alerta monitorando áreas de risco e de alagamento em toda a cidade.

Pela manhã, as equipes da Defesa Civil visitou o bairro da Penha onde foi registrado alagamento. Na avaliação do coordenador Kelson Chaves, será necessária a construção de uma ponte elevada para facilitar o acesso dos moradores entre as áreas baixa e alta do bairro. “O Rio Cabelo nunca havia recebido essa quantidade de água. O alagamento ocorreu por causa da hipermeabilização do solo devido as novas construções imobiliárias necessárias na região”, complementou.

Outra área visitada foram as comunidades São Luiz e São Gabriel, no bairro do Bessa. Nesses dois locais foram verificados pontos de alagamento. “Por enquanto, a situação está sob controle, mas requer atenção. Nós temos tido essa atenção constante, nessa área e em outras da cidade. Pedimos que a população participe e tenha compreensão nesse momento”.

Kelson Chaves reforçou que as ações de assistência à população durante o período chuvoso envolve o trabalho conjunto de diversas secretarias municipais.

Volume de chuvas (de 21h do dia 30/05 a 9h30 do dia 31/05)
Cuiá: 80,8 mm
Cristo: 79,8 mm
Altiplano: 78,8 mm
Tambauzinho: 72,2 mm
Manaíra: 64,8 mm
Grotão: 10 mm
Centro: 2,8 mm

Fonte: Cemaden

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve ligar para os números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Infraestrutura – A Secretaria de Infraestrutura realiza, nesta terça-feira, serviços de manutenção de galerias em vários bairros da Capital, incluindo pontos críticos de alagamento como em frente a CBTU, no Varadouro. Os serviços incluem limpeza, desobstrução, colocação de tampa de poços de visita, além de remoção de entulhos. A programação segue pelo Centro, Manaíra, Cabo Branco, Tambaú, Bessa, Valentina, Torre e Bairro dos Estados.

Manutenção de galerias: Av. Sapê, cruzamento com Major Ciraulo e diversas ruas dos bairros: Manaíra, Cabo Branco, Tambaú, Bessa (Limpeza de galerias com remoção de entulhos)
Avenida Bento da Gama – Torre – Colégio Lourdinas, Rua Maciel Pinheiro e trecho em frente a CBTU – Centro – (Limpeza de galerias e remoção de entulhos)
Av. Coremas – Centro – (Limpeza de galerias com remoção de entulhos)
Rua Radialista Newton júnior e diversas outras ruas do bairro do Valentina (Limpeza e remoção de entulhos, com caminhão de pressão.
Diversas ruas do bairro do Bairro dos Estados (Limpeza de galerias com remoção de entulhos).

Emlur – a equipe aquática da Emlur está contribuindo com o trabalho da Defesa Civil, na comunidade São Luiz, no Bessa. Os agentes de limpeza estão trabalhando na desobstrução de canais para minimizar efeitos de alagamentos.

Semam/Queda de árvores – Para informar sobre árvores que correm risco de desabar a população pode ligar para a Divisão de Arborização (Divar) através do número 83-98645 8430. Durante o período de chuva a Semam disponibiliza também o telefone do Disque Denúncia, (3218 9208), que funciona como WhatsApp.

Assistência social– as equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) continuam de plantão para atender as famílias em situação de vulnerabilidade e em contato com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) para atender novas ocorrências.

Trânsito – Os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) seguem monitorando o fluxo para garantir a segurança viária da cidade. Pela manhã, os agentes do monitoramento do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott) informaram que houve pouca interferência no tráfego nas vias da cidade, com exceção da Rua Francisco Porfírio Ribeiro, em Mangabeira, ladeira de acesso ao Valentina, onde a elevação das águas do Rio Cuiá, no trecho da ladeira, dificulta a passagem de veículos no local. A recomendção aos motoristas é que busquem acessos alternativos.
A equipe semafórica registrou problema apenas em um único semáforo, na avenida Hilton Souto Maior, já resolvido. A expectativa da Semob-JP é que a normalidade continue durante o dia, mas está em alerta máximo para atuar caso haja necessidade.

Em caso de urgências, a Semob disponibiliza à população os seguintes contatos: Disque 118 (ligação) e 83-98760-2134 (mensagens de WhatsApp).

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe