Categorias: Paraíba

Comissão da Assembleia aprova PEC do Marco Legal da Ciência e Tecnologia na Paraíba

PUBLICIDADE

A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2021 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta segunda-feira (22), o relatório que altera o Marco Legal da Ciência e Tecnologia, trata de políticas de inovação tecnológica no Estado e cria um fundo onde aplicará recursos destinados a estas políticas. A PEC foi relatada pelo deputado Buba Germano.

Antes de emitir parecer favorável à PEC, o relator da matéria ressaltou a importância da ciência, da tecnologia e das pesquisas, principalmente, diante do atual momento que o mundo atravessa, onde, só através destas, foi possível encontrar a solução para a pandemia.

“A PEC faz esta adequação nos dispositivos constitucionais e esta Comissão entrará para a história dos anais desta Casa Legislativa, por se tratar de um projeto importantíssimo, que está se adequando a realidade atual em respeito a preservação da ciência e da tecnologia, com nossos pesquisadores, laboratórios e cientistas desenvolvendo em tempo recorde uma vacina para enfrentar um problema mundial”, declarou Buba.

O objetivo do Marco Legal da Ciência e Tecnologia é de estimular o desenvolvimento científico, pesquisa, capacitação científica e tecnológica e inovação a partir da construção de ambientes especializados e cooperativos, participação de instituições científicas e tecnológicas e estímulo à inovação de novas empresas e ao inventor independente, além da criação de fundos de investimentos e no aprimoramento do regime especial de contratação de pessoal.

Com o intuito de assegurar a destinação de recursos a este fundo de investimento, o relator da PEC apresentou Emenda ao relatório buscando fixar à Constituição Estadual a destinação de até 0,5% da receita corrente líquida com a finalidade de prover os meios necessários ao fomento de atividades científicas, tecnológicas e de apoio à inovação. A Emenda foi aprovada por unanimidade na Comissão.

Com a aprovação do parecer favorável à PEC, Buba destacou que a alteração assegura aos demais governos, como política de Estado, a retomada do crescimento e a garantia do respeito aos pesquisadores e as instituições. “Estamos oferecendo a Paraíba a condição de conviver com nossas dificuldades para a retomada do crescimento social e econômico, pois, temos um governo que tem sensibilidade, uma Casa Legislativa que se dá ao luxo de discutir o que o mundo está discutindo, ciência e tecnologia. É este o caminho, através da educação”, afirmou o deputado.

O texto da PEC 32/2021 segue agora para ser apreciado em plenário. Além de Buba Germano, também participaram da reunião os deputados Branco Mendes, Eduardo Carneiro e Galego de Souza.

MEMBROS DA COMISSÃO

A Comissão Especial é composta pelos deputados Ricardo Barbosa, como presidente; Cabo Gilberto, na vice-presidência; Buba Germano, como relator; Taciano Diniz, Galego Souza, Eduardo Carneiro e Wilson Filho. Os suplentes são os deputados Anderson, Anísio Maia Branco Mendes, Edmilson Soares, Inácio Falcão, Jutay Meneses e Tovar Coreia Lima.

Da Redação com ALPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024