Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Faltam apenas 10 dias para o encerramento do prazo de regularização do título de eleitor para quem deseja votar nas eleições de 2026. Na Paraíba, 209.733 títulos cancelados ainda aguardam regularização, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
O atendimento pode ser realizado até o dia 6 de maio. Em João Pessoa, um mutirão vem sendo realizado no Espaço Cultural, em Tambauzinho, onde 2.648 títulos já foram regularizados desde o início das atividades, em março.
O prazo também é válido para quem pretende emitir o título pela primeira vez. Jovens a partir de 15 anos já podem solicitar o documento, desde que completem 16 anos até a data do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 4 de outubro de 2026. Caso haja segundo turno, ele será realizado no dia 25 do mesmo mês.
A consulta da situação eleitoral pode ser feita gratuitamente pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para isso, basta acessar a área de consultas, selecionar “situação do título” e informar dados como número do título, CPF ou nome completo com data de nascimento.
Para emitir o título, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e, no caso de homens que completam 19 anos no ano do alistamento, comprovante de quitação do serviço militar.
Quem estiver com o título cancelado deve acessar o Autoatendimento Eleitoral, selecionar a opção de regularização, preencher o formulário, enviar os documentos exigidos e acompanhar o andamento da solicitação com o número de protocolo gerado.
De acordo com o TSE, o cancelamento do título ocorre, principalmente, quando o eleitor deixa de votar, justificar ou pagar multas por ausência em três eleições consecutivas, além de não comparecer a revisões obrigatórias do eleitorado, entre outras situações.
Redação
O Botafogo-PB foi surpreendido dentro de casa na noite deste sábado (25) ao ser derrotado…
Criadores de conteúdo não podem ser contratados nem pagos para fazer propaganda de candidatos. Especialistas…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou imagens que mostram a resposta do Serviço…
A Universidade Estadual da Paraíba, por meio da Comissão Permanente de Concursos (CPCon), está com…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest)…
A previsão do tempo para este domingo (26) indica um cenário de instabilidade em toda…