Começa na próxima segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Em Campina Grande diversas instituições realizam atividades com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e será realizada até a sexta-feira (25).

O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, baseado na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável a nível global.

A abertura oficial da SNCT 2019 em Campina Grande acontece na segunda-feira (21), às 14h, no auditório da Embrapa Algodão. Na ocasião, haverá palestras sobre a importância da Ciência e da Tecnologia para o desenvolvimento nacional e relacionadas à temática da Bioeconomia, bem como apresentação de projetos de sucesso na área.

Ainda durante a semana, várias instituições científicas estarão de portas abertas para receber a comunidade para uma imersão em ciência e tecnologia. Alguns dos destaques da programação serão a Saga da Inovação, realizada pelo Senai e a Trilha do Conhecimento, na Embrapa Algodão.

A Saga Senai de Inovação será composta por uma série de eventos que, cronologicamente, constroem o ciclo de inovação necessário para solucionar problemas reais da indústria brasileira. O Museu de Ciência e Tecnologia de Campina Grande também estará presente na Saga da Inovação, com oficinas de física da Lei de Newton e matemática aplicada à Engenharia Civil.

Já na Embrapa, o público está convidado a conhecer a Trilha do Conhecimento: Agricultura Movida à Ciência, um circuito de visitas guiadas por estações temáticas com o formato de dia de campo.

Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ribeiro, a realização da SNCT é importante não apenas para divulgar a ciência e a tecnologia, mas também para que as pessoas percebam como essas áreas são importantes e nos beneficiam no dia a dia.

“O principal objetivo da SNCT é aproximar ciência e tecnologia da população, utilizando uma linguagem acessível, fácil e que estimule a curiosidade. É fazer com que as pessoas percebam que a ciência não é algo restrito, mas que está presente no nosso dia a dia. Campina Grande é referência nestas áreas e a SCTI tem o compromisso conectar as várias instituições da cidade em benefício da população”, destacou o secretário.

Tema da SNCT 2019 – O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento conta com milhares de atividades por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.

Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia vai ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e a sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema.

Total
1
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mais de 59% dos trabalhadores na Paraíba estão na informalidade

Mais de 59% dos trabalhadores no estado da Paraíba estão em ocupações informais. Pelo menos é o que aponta os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc),…

Secitec visita Infomed, empresa filiado ao Extremotec para viabilizar parcerias

Para viabilizar novas parcerias para o ecossistema de tecnologia de João Pessoa, nesta terça-feira (19) o secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e…