A Paraíba o tempo todo  |

Começa na próxima segunda-feira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em CG

Começa na próxima segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Em Campina Grande diversas instituições realizam atividades com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e será realizada até a sexta-feira (25).

O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, baseado na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável a nível global.

A abertura oficial da SNCT 2019 em Campina Grande acontece na segunda-feira (21), às 14h, no auditório da Embrapa Algodão. Na ocasião, haverá palestras sobre a importância da Ciência e da Tecnologia para o desenvolvimento nacional e relacionadas à temática da Bioeconomia, bem como apresentação de projetos de sucesso na área.

Ainda durante a semana, várias instituições científicas estarão de portas abertas para receber a comunidade para uma imersão em ciência e tecnologia. Alguns dos destaques da programação serão a Saga da Inovação, realizada pelo Senai e a Trilha do Conhecimento, na Embrapa Algodão.

A Saga Senai de Inovação será composta por uma série de eventos que, cronologicamente, constroem o ciclo de inovação necessário para solucionar problemas reais da indústria brasileira. O Museu de Ciência e Tecnologia de Campina Grande também estará presente na Saga da Inovação, com oficinas de física da Lei de Newton e matemática aplicada à Engenharia Civil.

Já na Embrapa, o público está convidado a conhecer a Trilha do Conhecimento: Agricultura Movida à Ciência, um circuito de visitas guiadas por estações temáticas com o formato de dia de campo.

Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ribeiro, a realização da SNCT é importante não apenas para divulgar a ciência e a tecnologia, mas também para que as pessoas percebam como essas áreas são importantes e nos beneficiam no dia a dia.

“O principal objetivo da SNCT é aproximar ciência e tecnologia da população, utilizando uma linguagem acessível, fácil e que estimule a curiosidade. É fazer com que as pessoas percebam que a ciência não é algo restrito, mas que está presente no nosso dia a dia. Campina Grande é referência nestas áreas e a SCTI tem o compromisso conectar as várias instituições da cidade em benefício da população”, destacou o secretário.

Tema da SNCT 2019 – O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento conta com milhares de atividades por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.

Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia vai ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e a sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe