Começa na próxima segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Em Campina Grande diversas instituições realizam atividades com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e será realizada até a sexta-feira (25).

O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, baseado na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável a nível global.

A abertura oficial da SNCT 2019 em Campina Grande acontece na segunda-feira (21), às 14h, no auditório da Embrapa Algodão. Na ocasião, haverá palestras sobre a importância da Ciência e da Tecnologia para o desenvolvimento nacional e relacionadas à temática da Bioeconomia, bem como apresentação de projetos de sucesso na área.

Ainda durante a semana, várias instituições científicas estarão de portas abertas para receber a comunidade para uma imersão em ciência e tecnologia. Alguns dos destaques da programação serão a Saga da Inovação, realizada pelo Senai e a Trilha do Conhecimento, na Embrapa Algodão.

A Saga Senai de Inovação será composta por uma série de eventos que, cronologicamente, constroem o ciclo de inovação necessário para solucionar problemas reais da indústria brasileira. O Museu de Ciência e Tecnologia de Campina Grande também estará presente na Saga da Inovação, com oficinas de física da Lei de Newton e matemática aplicada à Engenharia Civil.

Já na Embrapa, o público está convidado a conhecer a Trilha do Conhecimento: Agricultura Movida à Ciência, um circuito de visitas guiadas por estações temáticas com o formato de dia de campo.

Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ribeiro, a realização da SNCT é importante não apenas para divulgar a ciência e a tecnologia, mas também para que as pessoas percebam como essas áreas são importantes e nos beneficiam no dia a dia.

“O principal objetivo da SNCT é aproximar ciência e tecnologia da população, utilizando uma linguagem acessível, fácil e que estimule a curiosidade. É fazer com que as pessoas percebam que a ciência não é algo restrito, mas que está presente no nosso dia a dia. Campina Grande é referência nestas áreas e a SCTI tem o compromisso conectar as várias instituições da cidade em benefício da população”, destacou o secretário.

Tema da SNCT 2019 – O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento conta com milhares de atividades por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.

Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia vai ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e a sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Empresa espanhola passa gerir Aeroporto Castro Pinto a partir desta segunda

A partir desta segunda (24) a empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional passa a administrar oficialmente o Aeroporto Castro Pinto. A Aena foi a empresa vencedora do leilão do Bloco Nordeste,…

Cinco academias são notificadas por atividades irregulares na PB

Cinco academias foram notificadas por apresentarem atividades irregulares, em Guarabira, no Brejo paraibano. As notificações foram feitas pelo Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região – Paraíba (CREF10/PB) e…