A Paraíba o tempo todo  |

Começa colheita do caju do programa de revitalização em Bernardino Batista

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As chuvas ocorridas no tempo apropriado possibilitaram o êxito do Programa de Revitalização da Cultura do Caju, no município de Bernardino Batista, com a colheita da primeira safra do plantio de 10.500 mudas por 50 famílias agricultoras de 13 comunidades rurais.
 

O programa é executado pela Emater e Emepa, empresas integrantes da Gestão Unificada (GU), em parceria com a prefeitura municipal. O presidente da GU, Nivaldo Magalhães, destacou a importância desse projeto que conta com o apoio do Governo do Estado.
 

O programa foi lançado em Bernardino Batista, a partir de parceria para a produção de mudas e assistência técnica oferecida pela Emepa e Emater. Outros municípios têm manifestado interesse em participar da revitalização da cultura que garante desenvolvimento sustentável e geração de renda familiar. 

A região tem um grande potencial para a cultura do caju e a proposta é fazer a revitalização com acompanhamento técnico visando proporcionar postos de trabalho e renda para as famílias beneficiárias.

A partir de um convênio, a Emepa produziu 10.500 mudas de caju CC-76, colocou pesquisadores e técnicos agrícolas para ministrar palestras e treinamentos aos agricultores familiares beneficiados acerca de tecnologias de cultivo da cultura do caju. 
As comunidades rurais beneficiadas são do Alto de Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egidio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre.

Em Mari – No município de Mari, Agreste paraibano, onde também o Programa de Revitalização do Caju foi lançado, com a entrega de 10 mil mudas a 50 agricultores familiares assistidos pela Emater, também vem apresentando bons resultados.
As famílias beneficiadas residem nos Assentamentos Tiradentes e Zumbi dos Palmares onde foi iniciado o plantio. As mudas são produzidas na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral em Mangabeira, da Emepa. A Emater ficou encarregada de prestar toda a assistência técnica, em todas as fases da cultura.

 

 

Redação com Secom-PB

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe