Categorias: Paraíba

CMJP realiza sessão especial sobre câncer de mama

PUBLICIDADE

 Uma sessão especial realizada na tarde desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tratou sobre a “Campanha Outubro Rosa” e discutiu as políticas voltadas para pessoas que vivem com câncer de mama na capital com a importância da preservação. A madrinha da campanha contra o câncer de mama da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a primeira-dama Maísa Cartaxo, participou da sessão e destacou ações promovidas pela Prefeitura. A diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro, esteve presente no evento.

 

“A Prefeitura João Pessoa tem essa preocupação de cuidar bem das pessoas e sendo assim, oferece exames de mamografias gratuitas para a comunidade. Só para se ter uma ideia, foram marcados 2.305 agendamentos, e regulados mais de sete mil exames na nossa capital. Precisamos agora monitorar o retorno destas mulheres aos pontos de saúde. E estamos atentos a isso”, destacou a madrinha Maísa Cartaxo.

 

Dados da PMJP mostram que no ano de 2013, nos meses de janeiro e julho, 31 mulheres morreram por causa do câncer de mama. A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a doença, e atualmente, a recomendação principal é que seja feita mamografia, que é mais importante ainda do que o auto-exame.

 

“Essa é a primeira vez que está casa trata de um assunto tão importante para as mulheres”, ressaltou a vereadora Raissa Larcerda que lembrou ainda que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo.

 

A madrinha da campanha, Maysa Cartaxo, falou ainda que essa ação da Prefeitura é para estimular o poder público e os gestores para a importância do fortalecimento de ações na área de saúde da mulher, como também, sensibilizar os médicos para a realização de exames mais minuciosos. Outro aspecto que destacou a madrinha da campanha é a importância dos parceiros e da família junto às mulheres e no tratamento do câncer.

 

A sessão especial foi proposta pela vereadora, Raíssa Lacerda, e foi presidida pelo secretário e vereador Marmute Cavalcanti. Contou ainda com a presença das vereadoras Ivonete Barros (Bayeux), Jaqueline Medeiros (Cabedelo), representando a Organização Não Governamental “Nós podemos Paraíba”.

 

Também participaram da sessão especial a reitora da Unipê, Ana Flávia Colaço, da secretaria adjunta de saúde da PMJP, Bárbara Wanderley, o representante do Hospital Napoleão Laureano, Severino Celestino e da mastologista e representante do Conselho de Medicina da Paraíba, a médica Débora Cavalcante. Adolescentes da Escola Municipal Indiopiragibe, de mangabeira sete, também estiveram presentes no plenário da sessão especial.

 

Sobre a campanha – O ‘Outubro Rosa’ tem como foco principal as mulheres entre 50 e 64 anos, que em João Pessoa somam 63.597. Por ano, a gestão municipal pretende realizar 31.796 mamografias.

Redação com Assessoria

Últimas notícias

Lucas Ribeiro participa do encerramento do Crescer em CG com público recorde no Centro de Convenções

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou do encerramento do Encontro Nacional da Família Católica…

18 de fevereiro de 2026

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 e veta reajustes escalonados até 2029

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente as Leis nº 15.349 (Câmara…

18 de fevereiro de 2026

Homem é socorrido após cair de moto em vala de esgoto, em João Pessoa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conseguiu salvar a vida de um homem…

18 de fevereiro de 2026

Mudança de rota: Fábio Ramalho vê força na oposição e se coloca como opção de vice de Cícero

O deputado estadual Fábio Ramalho (PSD) confirmou ontem,terça-feira (17), que seu nome está à disposição…

18 de fevereiro de 2026

É nesta quarta: Serra Branca busca vaga inédita na Copa do Brasil diante do Porto-BA

Será uma partida histórica para o Serra Branca. Debutante na Copa do Brasil, o time…

18 de fevereiro de 2026

Na prisão, namorado confessa ter empurrado namorada de moto na Baía da Traição

Após a morte de Rayla Cavalcante, de 23 anos, na Baía da Traição, Litoral Norte…

18 de fevereiro de 2026