A Paraíba o tempo todo  |

CMJP realiza sessão especial sobre câncer de mama

 Uma sessão especial realizada na tarde desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tratou sobre a “Campanha Outubro Rosa” e discutiu as políticas voltadas para pessoas que vivem com câncer de mama na capital com a importância da preservação. A madrinha da campanha contra o câncer de mama da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a primeira-dama Maísa Cartaxo, participou da sessão e destacou ações promovidas pela Prefeitura. A diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro, esteve presente no evento.

 

“A Prefeitura João Pessoa tem essa preocupação de cuidar bem das pessoas e sendo assim, oferece exames de mamografias gratuitas para a comunidade. Só para se ter uma ideia, foram marcados 2.305 agendamentos, e regulados mais de sete mil exames na nossa capital. Precisamos agora monitorar o retorno destas mulheres aos pontos de saúde. E estamos atentos a isso”, destacou a madrinha Maísa Cartaxo.

 

Dados da PMJP mostram que no ano de 2013, nos meses de janeiro e julho, 31 mulheres morreram por causa do câncer de mama. A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a doença, e atualmente, a recomendação principal é que seja feita mamografia, que é mais importante ainda do que o auto-exame.

 

“Essa é a primeira vez que está casa trata de um assunto tão importante para as mulheres”, ressaltou a vereadora Raissa Larcerda que lembrou ainda que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo.

 

A madrinha da campanha, Maysa Cartaxo, falou ainda que essa ação da Prefeitura é para estimular o poder público e os gestores para a importância do fortalecimento de ações na área de saúde da mulher, como também, sensibilizar os médicos para a realização de exames mais minuciosos. Outro aspecto que destacou a madrinha da campanha é a importância dos parceiros e da família junto às mulheres e no tratamento do câncer.

 

A sessão especial foi proposta pela vereadora, Raíssa Lacerda, e foi presidida pelo secretário e vereador Marmute Cavalcanti. Contou ainda com a presença das vereadoras Ivonete Barros (Bayeux), Jaqueline Medeiros (Cabedelo), representando a Organização Não Governamental “Nós podemos Paraíba”.

 

Também participaram da sessão especial a reitora da Unipê, Ana Flávia Colaço, da secretaria adjunta de saúde da PMJP, Bárbara Wanderley, o representante do Hospital Napoleão Laureano, Severino Celestino e da mastologista e representante do Conselho de Medicina da Paraíba, a médica Débora Cavalcante. Adolescentes da Escola Municipal Indiopiragibe, de mangabeira sete, também estiveram presentes no plenário da sessão especial.

 

Sobre a campanha – O ‘Outubro Rosa’ tem como foco principal as mulheres entre 50 e 64 anos, que em João Pessoa somam 63.597. Por ano, a gestão municipal pretende realizar 31.796 mamografias.

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe