A Paraíba o tempo todo  |

CMJP e TRE/PB promovem evento sobre segurança no processo eletrônico de votação

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza uma Consulta Pública e um workshop sobre o tema

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai realizar, no próximo dia 9 de agosto, das 9h às 12h30, um workshop com o tema “A Segurança do Processo Eletrônico de Votação”. Dentro do evento também será discutido o resultado Consulta Pública Online que está sendo realizada sobre o assunto no site da instituição. A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) é parceira desta inciativa.

A Consulta Pública foi iniciada no último dia 8 deste mês de julho e ficará disponível até o dia 2 de agosto. Toda população pode participar por meio do site do TRE. Já o workshop, aberto ao público, será realizado na Sala de Sessões do TRE-PB, situado na Av. Princesa Isabel, 201, Tambiá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O Workshop contará com a participação do Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, que abordará os sistemas de controle para segurança da informação nos processos eletrônicos de votação da Justiça Eleitoral. Após a palestra magna, haverá esclarecimento sobre os questionamentos apresentados.

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Ana Karla Farias, enfatizou que a consulta oferece aos cidadãos a possibilidade de opinar sobre a temática, contribuindo de forma democrática para a melhoria das Eleições em nosso país.

“Os resultados dessa consulta serão tabulados e vamos debatê-los no workshop que abordará os principais sistemas de segurança do processo eleitoral. Nas eleições passadas muita gente replicava as tristes ‘fake news’, por exemplo. Então o momento é oportuno para dirimir as dúvidas com um especialista da área. Além disso, vamos disponibilizar urnas com equipe técnica do TRE para maiores esclarecimentos”, revelou.

Ainda de acordo com a coordenadora, esse workshop é o pontapé inicial da organização do processo de votação de 2020. Ela enfatizou que levar o conhecimento à população possibilita que a sociedade civil possa ser parceira da Justiça Eleitoral, disseminando verdades através desse trabalho educativo. Ela ainda informou que haverá emissão de certificados para os participantes do Workshop.

“A urna eletrônica é a principal ferramenta de fortalecimento da democracia. Eu trabalho aqui na justiça eleitoral há muito tempo e participei de vários processos de apuração. Lembro da dificuldade que tínhamos. Passávamos dias e até semanas apurando votos de forma muito subjetiva. A urna é um equipamento que veio para fortalecer a Democracia e para traduzir a verdadeira vontade do eleitor. Hashtag eu confio na urna sim!”, destacou

Para o presidente da Câmara, vereador João Corujinha (DC), a sintonia entre as instituições tem gerado muitos resultados positivos. “Desde o início do ano firmamos parceria com a TRE-PB, por meio da Escola do Legislativo, e estamos sempre colocando nossos veículos institucionais de Comunicação para difundir ações que promovam a cidadania, como este evento com temática tão importante.”, ressaltou.

 

Redação 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe